Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41284
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_FuKeiLin_tcc.pdf2,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desafios da implementação da política pública educacional no ensino médio : a visão e o papel de docentes como burocratas de nível de rua
Autor(es): Lin, Fu Kei
Orientador(es): Rodrigues, Elaine Aparecida
Assunto: Políticas públicas educacionais
Professores de ensino médio
Ensino médio
Data de apresentação: 9-Ago-2024
Data de publicação: 4-Fev-2025
Referência: LIN, Fu Kei. Desafios da implementação da política pública educacional no ensino médio: a visão e o papel de docentes como burocratas de nível de rua. 2024. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este estudo aborda os desafios da implementação da política pública educacional sob a ótica dos docentes enquanto burocratas de nível de rua. Por meio de uma revisão bibliográfica e também a partir de um questionário enviado a docentes, o objetivo desse trabalho é explorar as dificuldades, desafios e dinâmicas de trabalho de docentes como representação da implementação da política educacional no Ensino Médio e como elas se associam e afetam a aplicação das políticas educacionais. Com isso busca-se contribuir para uma compreensão mais abrangente do processo de implementação da Política Pública, consequentemente, para o desenvolvimento de estratégias que possam contribuir para promover melhorias no processo educacional. Utilizando uma abordagem mais exploratória, são empregados questionários para a coleta de dados seguidos de uma análise por meio de sistematizações em gráficos com o uso do Excel e de análise de conteúdo para as respostas qualitativas. Os resultados indicam que os docentes enfrentam vários desafios diários que levam a adaptações das orientações da Política Educacional em suas rotinas que, por sua vez, afetam a implementação das políticas tal como planejadas, o que evidencia um gap entre a sua formulação e sua execução prática. Este estudo contribui para uma compreensão abrangente dos processos de implementação e destaca a importância de estratégias que promovam melhorias no cenário educacional, reforçando o papel do professor como agente colaborador, a necessidade de uma “ética do fazer” da burocracia de rua e a importância da avaliação no contexto do Ciclo de Políticas Públicas.
Abstract: This study addresses the challenges of implementing public educational policy from the perspective of teachers acting as street-level bureaucrats. Through a literature review and a questionnaire sent to teachers, the aim of this work is to explore the main difficulties, challenges, and work dynamics of teachers as representatives of the implementation of educational policy in high schools, and how these are associated with and affect the application of educational policies. The intent is to significantly contribute to a more comprehensive understanding of the implementation process and, consequently, to the development of strategies that promote improvements in the educational landscape. Utilizing a descriptive approach with exploratory objectives, questionnaires are used for data collection followed by analysis through systematizations in graphs using Excel and content analysis techniques. The results indicate that teachers face various challenges that lead to adaptations of the Educational Policy guidelines in their routines, which in turn affect the effective implementation of the policies, highlighting a gap between its formulation and practical execution. This study contributes to a comprehensive understanding of the implementation processes and highlights the importance of strategies that promote improvements in the educational landscape, reinforcing the role of the teacher as a collaborative agent, the need for an ethics of action of street-level bureaucracy, and the importance of evaluation in the context of the Public Policy Cycle.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão Pública Municipal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.