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Título: Análise de relatórios da ouvidoria geral do Estado de Mato Grosso
Autor(es): Moreira, Patrícia Simone Palhana
Orientador(es): Freire, Fátima de Souza
Assunto: Participação social
Democracia
Cidadania
Data de apresentação: 2024
Data de publicação: 3-Fev-2025
Referência: MOREIRA, Patrícia Simone Palhana. Análise de relatórios da ouvidoria geral do Estado de Mato Grosso. 2024. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no Setor Público) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A ouvidoria pública é um instrumento de participação da população na gestão pública. Devido à importância dos sistemas de ouvidoria pública, o objetivo deste trabalho é analisar os relatórios produzidos pela Ouvidoria Geral do Estado de Mato Grosso, bem como os dados abertos disponibilizados por essa instituição. Para tanto, a abordagem da pesquisa foi descritiva e documental, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo. Os dados foram constituídos por relatórios de ouvidoria e dados abertos do ano de 2023 disponibilizados pela Ouvidoria Geral do Estado. A análise dos relatórios e da planilha de dados foi realizada no Excel e no WordArt.com. Durante o período, a rede de ouvidorias recebeu um total de 23.170 manifestações, a maioria delas (87,21%) provenientes do Estado de Mato Grosso, e originadas dos municípios com maior número de habitantes. As demandas são respondidas dentro do prazo na maioria das vezes (89,24%), e o tempo de resposta tem uma média de menos de dez dias. As demandas para solicitação e reclamação representaram cerca de 65% durante o ano. Os meios de contato mais utilizados foram as plataformas digitais. Dentre as 38 ouvidorias setoriais, cerca de 40% de todas as manifestações são destinadas apenas para duas secretarias: a de saúde e a de educação. Os resultados indicaram uma grande participação dos usuários e que as demandas são tratadas com celeridade; todavia, existem pontos que precisam de aperfeiçoamento.
Abstract: The public ombudsman's office is an instrument for the population's participation in public management. Due to the importance of public ombudsman systems, the objective of this work is to analyze the reports produced by the General Ombudsman of the State of Mato Grosso, as well as the open data made available by this institution. To this end, the research approach was descriptive and documentary, using the content analysis technique. The data consisted of ombudsman reports and open data from the year 2023 made available by the State Ombudsman's Office. The analysis of the reports and the data spreadsheet was carried out in Excel and WordArt.com. During the period, the ombudsman network received a total of 23,170 complaints, the majority of them (87.21%) coming from the State of Mato Grosso, and originating from municipalities with the largest number of inhabitants. Demands are responded to within the deadline most of the time (89.24%), and the response time has an average of less than ten days. Demands for requests and complaints represented around 65% during the year. The most used means of contact were digital platforms. Among the 38 sectoral ombudsman offices, around 40% of all manifestations are aimed at just two departments: health and education. The results indicated a great participation of users and that demands are handled quickly; however, there are points that need improvement.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024.
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