Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4125
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_GabrielGoncalvesMota.pdf2,8 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Previsão, por meio de técnicas de séries temporais e imputação de dados, do volume total de veículos em interseções de Taguatinga para o ano de 2012
Autor(es): Mota, Gabriel Gonçalves
Orientador(es): Silva, Alan Ricardo da
Assunto: Trânsito urbano
Análise de séries temporais
Métodos de imputação de dados (Estatística)
Data de apresentação: 21-Jun-2012
Data de publicação: 28-Nov-2012
Referência: MOTA, Gabriel Gonçalves. Previsão, por meio de técnicas de séries temporais e imputação de dados, do volume total de veículos em interseções de Taguatinga para o ano de 2012. 2012. xiv, 56 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O Volume Médio Diário Anual (VMDA) é um valor muito importante quando discute-se tráfego urbano. A partir dele, os departamentos de trânsito podem adotar diferentes tipos de iniciativa visando sempre a segurança e a fluidez nas vias urbanas. Diretamente ligado ao VMDA, está o volume total de veículos no percorrer do ano, que foi o foco principal de nosso estudo. Envolvido em um projeto nacional com participação de outras universidades brasileiras, esse trabalho visa prever o volume total de veículos que circulam em certas interseções de estudo. Tal previsão ajudará, entre outros pontos, na decisão de medidas públicas para esses mesmos locais. As previsões do volume total de veículos no ano serão feitas por séries temporais utilizando o banco de dados fornecido pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN-DF) e observações coletadas em campo. Entretanto, tal base apresentou número inesperado de missings e sub-registros, o que levou à utilização de métodos de imputação a fim de ter observações razoavelmente confiáveis para aplicação das séries temporais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2012.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons