Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41245
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_AntonioOtavioSilvaDeOliveira_tcc2.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Imobilidade social no campo : por que os caseiros continuam sendo caseiros?
Autor(es): Oliveira, Antônio Otávio Silva de
Orientador(es): Pasquetti, Luis Antonio
Assunto: Trabalhadores rurais - educação
Educação rural
Desigualdade social
Data de apresentação: 28-Nov-2024
Data de publicação: 30-Jan-2025
Referência: OLIVEIRA, Antônio Otávio Silva de. Imobilidade social no campo: por que os caseiros continuam sendo caseiros?. 2024. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2024.
Resumo: A imobilidade social é uma questão que atravessa séculos e se perpetua no Brasil devido a desigualdades históricas e estruturais. Este trabalho analisa como fatores como a falta de acesso à educação no campo e políticas públicas adequadas dificultam a mobilidade social no meio rural, utilizando a profissão de caseiro como estudo de caso. Aborda também a relevância da Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC) e outras iniciativas educacionais voltadas para o campo como ferramentas fundamentais para promover a ascensão social. Relatos de superação, como os de Elizana Monteiro e Wanderleia dos Santos Rosa, ilustram como a formação superior pode transformar vidas. Além disso, apresenta a trajetória de Edmilson, um trabalhador rural que reflete os desafios enfrentados no Núcleo Rural Santos Dumont, destacando a necessidade de políticas que ampliem o acesso à terra, transporte e educação no campo. Conclui-se que, apesar das limitações estruturais, a educação no campo e investimentos em infraestrutura são essenciais para reduzir desigualdades e fomentar uma sociedade mais justa.
Abstract: Social immobility is an enduring issue, deeply rooted in Brazil's historical and structural inequalities. This study examines how the lack of access to rural education and adequate public policies hinders social mobility in rural areas, focusing on the profession of caretaker as a case study. It also highlights the importance of the Bachelor's Degree in Rural Education (LEDOC) and other educational initiatives aimed at rural areas as fundamental tools for promoting social advancement. Stories of resilience, such as those of Elizana Monteiro and Wanderleia dos Santos Rosa, demonstrate how higher education can transform lives. Furthermore, it discusses the journey of Edmilson, a rural worker whose experiences reflect the challenges in the Santos Dumont Rural Nucleus, emphasizing the need for policies to improve access to land, transportation, and rural education. The study concludes that, despite structural limitations, rural education and infrastructure investments are crucial to reducing inequalities and fostering a fairer society.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Ciências da Natureza



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.