Título: | Imobilidade social no campo : por que os caseiros continuam sendo caseiros? |
Autor(es): | Oliveira, Antônio Otávio Silva de |
Orientador(es): | Pasquetti, Luis Antonio |
Assunto: | Trabalhadores rurais - educação Educação rural Desigualdade social |
Data de apresentação: | 28-Nov-2024 |
Data de publicação: | 30-Jan-2025 |
Referência: | OLIVEIRA, Antônio Otávio Silva de. Imobilidade social no campo: por que os caseiros continuam sendo caseiros?. 2024. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação do Campo) — Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2024. |
Resumo: | A imobilidade social é uma questão que atravessa séculos e se perpetua no Brasil
devido a desigualdades históricas e estruturais. Este trabalho analisa como fatores
como a falta de acesso à educação no campo e políticas públicas adequadas
dificultam a mobilidade social no meio rural, utilizando a profissão de caseiro como
estudo de caso. Aborda também a relevância da Licenciatura em Educação do
Campo (LEDOC) e outras iniciativas educacionais voltadas para o campo como
ferramentas fundamentais para promover a ascensão social. Relatos de superação,
como os de Elizana Monteiro e Wanderleia dos Santos Rosa, ilustram como a
formação superior pode transformar vidas. Além disso, apresenta a trajetória de
Edmilson, um trabalhador rural que reflete os desafios enfrentados no Núcleo Rural
Santos Dumont, destacando a necessidade de políticas que ampliem o acesso à
terra, transporte e educação no campo. Conclui-se que, apesar das limitações
estruturais, a educação no campo e investimentos em infraestrutura são essenciais
para reduzir desigualdades e fomentar uma sociedade mais justa. |
Abstract: | Social immobility is an enduring issue, deeply rooted in Brazil's historical and
structural inequalities. This study examines how the lack of access to rural education
and adequate public policies hinders social mobility in rural areas, focusing on the
profession of caretaker as a case study. It also highlights the importance of the
Bachelor's Degree in Rural Education (LEDOC) and other educational initiatives
aimed at rural areas as fundamental tools for promoting social advancement. Stories
of resilience, such as those of Elizana Monteiro and Wanderleia dos Santos Rosa,
demonstrate how higher education can transform lives. Furthermore, it discusses the
journey of Edmilson, a rural worker whose experiences reflect the challenges in the
Santos Dumont Rural Nucleus, emphasizing the need for policies to improve access
to land, transportation, and rural education. The study concludes that, despite
structural limitations, rural education and infrastructure investments are crucial to
reducing inequalities and fostering a fairer society. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Curso de Licenciatura em Educação do Campo, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação do Campo - Ciências da Natureza
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.