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Título: Relação entre nível socioeconômico e escolaridade materna de mães infectadas por covid 19 durante a gestação e o desenvolvimento neuropsicomotor infantil : análise dos 18 meses
Autor(es): Andrade, Gabriella da Silva de
Orientador(es): Alves, Caroline de Oliveira
Coorientador(es): Santos, Janaina de Araujo Teixeira
Assunto: Desenvolvimento infantil
Mulheres grávidas - saúde
Covid-19
Data de apresentação: 26-Jul-2023
Data de publicação: 28-Jan-2025
Referência: ANDRADE, Gabriella da Silva de. Relação entre nível socioeconômico e escolaridade materna de mães infectadas por covid 19 durante a gestação e o desenvolvimento neuropsicomotor infantil: análise dos 18 meses. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Objetivo: Teve como objetivo identificar os agravos do COVID-19 em crianças cujas mães estiveram infectadas durante a gestação, e também analisar a relação entre o nível socioeconômico e de escolaridade materna com o desenvolvimento de seus filhos. Métodos: Trata-se de um estudo de coorte retrospectivo, com acompanhamento longitudinal de bebês e análise quantitativa do desfecho do desenvolvimento. Resultados: 61 crianças participaram do estudo. Os resultados mostram uma correlação positiva e fraca positiva entre o escore da escala cognitiva Bayley III e escolaridade materna (r=0.120), quanto nível socioeconômico (r=0.249). Houve correlação fraca entre o escore da escala linguagem Bayley III e escolaridade materna (r=0.197), e moderada com o nível socioeconômico (r=0.414). Houve correlação fraca o escore motor do Bayley III e escolaridade materna (r=0.220), quanto com a classe socioeconômica (r=0.250). Conclusões: Conclui-se que baseadas na análise de regressão referente à classe socioeconômica foi o fator que mais se correlacionou sendo um preditor para o atraso no desenvolvimento vinculado às habilidades da área da linguagem das crianças aos 18 meses de idade.
Abstract: Objective: The aim of this study was to identify COVID-19-related complications in children whose mothers were infected during pregnancy and also to analyze the relationship between maternal socioeconomic level and education with their children's development. Methods: This is a retrospective cohort study with longitudinal follow-up of infants and quantitative analysis of developmental outcomes. Results: 61 children participated in the study. The results show a weak positive correlation between the Bayley III cognitive scale score and maternal education (r=0.120), as well as socioeconomic level (r=0.249). There was a weak correlation between the Bayley III language scale score and maternal education (r=0.197), and a moderate correlation with socioeconomic level (r=0.414). A weak correlation was found between the Bayley III motor score and maternal education (r=0.220), as well as with socioeconomic class (r=0.250). Conclusions: It is concluded that, based on the regression analysis concerning socioeconomic class, it was the factor most correlated and predictive of developmental delays related to language skills in children at 18 months of age.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Ceilândia, 2023.
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