Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41219
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_IoniceFerreiraMarquesBarbosa_tcc.pdf781,41 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMendes, Nara Cristina Ferreira-
dc.contributor.authorBarbosa, Ionice Ferreira Marques-
dc.identifier.citationBARBOSA, Ionice Ferreira Marques. O Sistema Eletrônico de Informações (SEI): uma análise no contexto da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. 2024. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no Setor Público) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024.pt_BR
dc.description.abstractConsiderando a era digital e tecnologias adotadas para o tratamento e compartilhamento de informações no setor público para prestação de serviços à sociedade, onde servidores públicos recebem e coletam dados pessoais, documentos e informações sensíveis, necessários para o atendimento e continuidade das solicitações, torna-se imprescindível a disseminação de boas práticas e cuidados diferenciados para preservar e proteger a privacidade. A implantação do SEI no setor público transformou a gestão de documentos, fazendo com que os processos físicos sumissem das mesas, trazendo mais agilidade, transparência e segurança na tramitação dos processos. A digitalização dos processos administrativos, promove uma significativa redução de tempo e custos operacionais, otimizando o fluxo de trabalho e facilitando o acesso à informação. Devido à necessidade de equilibrar a transparência exigida pela LAI com a proteção de dados pessoais imposta pela LGPD, surge muitos desafios, tendo em vista que todas as instituições públicas e privadas deverão se adequar à Lei nº 13.709/2018. Ao adotar estratégias, os órgãos públicos podem assegurar a conformidade com ambas as legislações, promovendo a transparência e protegendo a privacidade dos cidadãos. Assim, a finalidade deste artigo é analisar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), no contexto da LGPD e a LAI, trazendo suas peculiaridades quanto a classificação de nível de acesso (geral e restrito). A coleta de dados se deu por navegação orientada no sistema por meio da consulta como usuário interno e consulta pública, a qual foi a principal fonte dos dados. Conclui-se que o emprego dessas leis no âmbito do SEI é um elemento cada vez mais importante para concretizar os direitos constitucionais e legais, bem como os princípios da eficiência e transparência na administração pública, para enfatizar a necessidade de capacitação e disseminação de boas práticas na utilização da ferramenta. Os resultados encontrados apontam que a LGPD não está totalmente internalizada à rotina do SEI, demonstrando que dados pessoais foram expostas na consulta pública, bem como a necessidade de atualização de normativas internas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSistema Eletrônico de Informações (SEI)pt_BR
dc.subject.keywordLei de Acesso à Informaçãopt_BR
dc.subject.keywordDados pessoaispt_BR
dc.subject.keywordDireito à informaçãopt_BR
dc.subject.keywordTransparência públicapt_BR
dc.titleO Sistema Eletrônico de Informações (SEI) : uma análise no contexto da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2025-01-28T11:36:34Z-
dc.date.available2025-01-28T11:36:34Z-
dc.date.submitted2024-07-24-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41219-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Considering the digital age and technologies adopted for the processing and sharing of information in the public sector to provide services to society, where public servants receive and collect personal data, documents and sensitive information, necessary for the fulfillment and continuity of requests, it is essential to disseminate good practices and take special care to preserve and protect privacy. The implementation of SEI in the public sector has transformed document management, making physical processes disappear from desks, bringing more agility, transparency and security to the processing of processes. The digitalization of administrative processes promotes a significant reduction in time and operational costs, optimizing the workflow and facilitating access to information. Due to the need to balance the transparency required by the LAI with the protection of personal data imposed by the LGPD, many challenges arise, considering that all public and private institutions must comply with Law No. 13.709/2018. By adopting strategies, public bodies can ensure compliance with both laws, promoting transparency and protecting citizens' privacy. Thus, the purpose of this article is to analyze the Electronic Information System (SEI), in the context of the LGPD and the LAI, highlighting its peculiarities regarding the classification of access level (general and restricted). Data collection was carried out through guided navigation in the system through consultation as an internal user and public consultation, which was the main source of data. It is concluded that the use of these laws within the scope of the SEI is an increasingly important element to realize constitutional and legal rights, as well as the principles of efficiency and transparency in public administration, to emphasize the need for training and dissemination of good practices in the use of the tool. The results found indicate that the LGPD is not fully internalized in the SEI routine, demonstrating that personal data were exposed in the public consultation, as well as the need to update internal regulations.pt_BR
Aparece na Coleção:Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no Setor Público



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.