Título: | Valoração de ativos culturais : um estudo sobre os valores intrínsecos da marca “Universidade de Brasília” segundo a percepção dos alunos da instituição |
Autor(es): | Carvalho Junior, Edson Souza de |
Orientador(es): | Freire, Fátima de Souza |
Assunto: | Valor justo (Contabilidade) Ativos culturais (Contabilidade) Universidade de Brasília (UnB) - marca |
Data de apresentação: | 22-Set-2022 |
Data de publicação: | 24-Jan-2025 |
Referência: | CARVALHO JUNIOR, Edson Souza de. Valoração de ativos culturais: um estudo sobre os valores intrínsecos da marca “Universidade de Brasília” segundo a percepção dos alunos da instituição. 2022. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O objetivo do trabalho consistiu em verificar o valor atrelado aos benefícios de um ativo
cultural, esse sendo a Universidade de Brasília. Recentemente, a última edição do Manual de
Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP) de 2021 tornou obrigatória o
reconhecimento desse grupo de ativos, porém, não há uma norma vigente que indique a forma
correta de mensurá-los, de maneira que leve em consideração todos seus atributos. A
dificuldade na mensuração dos Ativos Culturais norteou a problemática da pesquisa a encontrar
um valor além do econômico, qual seja: Quais valores intrínsecos estão atrelados à marca
“Universidade de Brasília” segundo percepção dos alunos da instituição? Foi aplicado um
questionário para as pessoas da Universidade, questionando o valor que a UnB possui para elas.
Com 162 respostas obtidas, foi realizada uma conferência dos relatos, com a utilização do
software livre, Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de
Questionnaires - IRAMUTEQ® para análise textual. Essa análise buscou identificar
proximidades das palavras com os valores personificados. Como complemento, foi obtida a
Classificação Hierárquica Descendente (CHD), que apresentou as palavras segmentadas em
classes, baseadas nas menções os relatos do questionário. A pesquisa identificou 4 valores
personificados com base nos relatos dos respondentes e relações semelhantes entre grupos de
palavras que mais se repetiram entre as respostas. A análise lexical permitiu a confirmação do
sentido que existia na relação das respostas com os valores intrínsecos encontrados. Os alunos
reconhecem o alto valor que a UnB dispõe de Conhecimento e como isso agrega em suas vidas.
O fato de que o prestígio de estar matriculado na entidade foi eles uma de suas grandes
realizações pessoais. Os acadêmicos também relataram como a UnB ajuda os menos
favorecidos e enaltecem o seu papel na sociedade, sua pluralidade de pessoas e o acolhimento
dado a elas. Além disso, os discentes também exaltaram o renome da UnB para a história de
Brasília. Dessa forma, os valores intrínsecos da UnB, puderam ser categorizados em 4 eixos,
sendo eles: Valor em Conhecimento; Valor em Realização Pessoal; Valor Social e Valor
Histórico. O Valor em Conhecimento e o Valor em Realização Pessoal foram os valores com
maior concentração de respondentes. Espera-se que futuramente, na mensuração do valor
econômico da marca UnB, o nome da Universidade pode ser avaliado levando em consideração
todas essas peculiaridades, para que seu valor seja, de fato, o que ela representa. |
Abstract: | The aim of this study was to verify the value linked to the benefits of a heritage asset, this one
being the Universidade de Brasília (UnB). Recently, the latest edition of the 2021 Public Sector
Accounting Manual (MCASP) made the recognition of this group of assets mandatory,
however, there is no current standard that indicates the correct way to measure them, in a way
that considers all its attributes. The difficulty in measuring Heritage Assets guided the research
problem to find a value beyond the economic, namely: What intrinsic values are linked to the
brand “Universidade de Brasília” according to the perception of the institution's students? A
questionnaire was applied to people from the University, questioning the value that UnB has
for them. With 162 responses obtained, a conference of the reports was carried out, using the
free software, Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de
Questionnaires - IRAMUTEQ® for textual analysis. This analysis sought to identify the
proximity of words with personified values. As a complement, the Descending Hierarchical
Classification (CHD) was obtained, which presented the words segmented into classes, based
on the mentions in the questionnaire reports. The research identified 4 personified values based
on respondents' reports and similar relationships between groups of words that were most
repeated among the responses. The lexical analysis allowed the confirmation of the meaning
that existed in the relation of the answers with the intrinsic values found. Students recognize
the high value that UnB has in Knowledge and how it adds to their lives. The fact that the
prestige of being enrolled in the entity was one of their great personal achievements. Academics
also reported how the UnB helps the less favored and praise their role in society, its plurality of
people and the reception given to them. In addition, the students also praised the reputation of
the UnB for the history of Brasília. Thus, the intrinsic values of UnB could be categorized into
4 axes, namely: Value in Knowledge; Value in Personal Achievement; Social Value and
Historical Value. The Value in Knowledge and the Value in Personal Achievement were the
values with the highest concentration of respondents. It is expected that in the future, when
measuring the economic value of the UnB brand, the name of the University can be evaluated
considering all these peculiarities, so that its value will be, in fact, what it represents. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022. |
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