Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41200
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_EdsonSouzaDeCarvalhoJunior_tcc.pdf313,82 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Valoração de ativos culturais : um estudo sobre os valores intrínsecos da marca “Universidade de Brasília” segundo a percepção dos alunos da instituição
Autor(es): Carvalho Junior, Edson Souza de
Orientador(es): Freire, Fátima de Souza
Assunto: Valor justo (Contabilidade)
Ativos culturais (Contabilidade)
Universidade de Brasília (UnB) - marca
Data de apresentação: 22-Set-2022
Data de publicação: 24-Jan-2025
Referência: CARVALHO JUNIOR, Edson Souza de. Valoração de ativos culturais: um estudo sobre os valores intrínsecos da marca “Universidade de Brasília” segundo a percepção dos alunos da instituição. 2022. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O objetivo do trabalho consistiu em verificar o valor atrelado aos benefícios de um ativo cultural, esse sendo a Universidade de Brasília. Recentemente, a última edição do Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (MCASP) de 2021 tornou obrigatória o reconhecimento desse grupo de ativos, porém, não há uma norma vigente que indique a forma correta de mensurá-los, de maneira que leve em consideração todos seus atributos. A dificuldade na mensuração dos Ativos Culturais norteou a problemática da pesquisa a encontrar um valor além do econômico, qual seja: Quais valores intrínsecos estão atrelados à marca “Universidade de Brasília” segundo percepção dos alunos da instituição? Foi aplicado um questionário para as pessoas da Universidade, questionando o valor que a UnB possui para elas. Com 162 respostas obtidas, foi realizada uma conferência dos relatos, com a utilização do software livre, Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires - IRAMUTEQ® para análise textual. Essa análise buscou identificar proximidades das palavras com os valores personificados. Como complemento, foi obtida a Classificação Hierárquica Descendente (CHD), que apresentou as palavras segmentadas em classes, baseadas nas menções os relatos do questionário. A pesquisa identificou 4 valores personificados com base nos relatos dos respondentes e relações semelhantes entre grupos de palavras que mais se repetiram entre as respostas. A análise lexical permitiu a confirmação do sentido que existia na relação das respostas com os valores intrínsecos encontrados. Os alunos reconhecem o alto valor que a UnB dispõe de Conhecimento e como isso agrega em suas vidas. O fato de que o prestígio de estar matriculado na entidade foi eles uma de suas grandes realizações pessoais. Os acadêmicos também relataram como a UnB ajuda os menos favorecidos e enaltecem o seu papel na sociedade, sua pluralidade de pessoas e o acolhimento dado a elas. Além disso, os discentes também exaltaram o renome da UnB para a história de Brasília. Dessa forma, os valores intrínsecos da UnB, puderam ser categorizados em 4 eixos, sendo eles: Valor em Conhecimento; Valor em Realização Pessoal; Valor Social e Valor Histórico. O Valor em Conhecimento e o Valor em Realização Pessoal foram os valores com maior concentração de respondentes. Espera-se que futuramente, na mensuração do valor econômico da marca UnB, o nome da Universidade pode ser avaliado levando em consideração todas essas peculiaridades, para que seu valor seja, de fato, o que ela representa.
Abstract: The aim of this study was to verify the value linked to the benefits of a heritage asset, this one being the Universidade de Brasília (UnB). Recently, the latest edition of the 2021 Public Sector Accounting Manual (MCASP) made the recognition of this group of assets mandatory, however, there is no current standard that indicates the correct way to measure them, in a way that considers all its attributes. The difficulty in measuring Heritage Assets guided the research problem to find a value beyond the economic, namely: What intrinsic values are linked to the brand “Universidade de Brasília” according to the perception of the institution's students? A questionnaire was applied to people from the University, questioning the value that UnB has for them. With 162 responses obtained, a conference of the reports was carried out, using the free software, Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires - IRAMUTEQ® for textual analysis. This analysis sought to identify the proximity of words with personified values. As a complement, the Descending Hierarchical Classification (CHD) was obtained, which presented the words segmented into classes, based on the mentions in the questionnaire reports. The research identified 4 personified values based on respondents' reports and similar relationships between groups of words that were most repeated among the responses. The lexical analysis allowed the confirmation of the meaning that existed in the relation of the answers with the intrinsic values found. Students recognize the high value that UnB has in Knowledge and how it adds to their lives. The fact that the prestige of being enrolled in the entity was one of their great personal achievements. Academics also reported how the UnB helps the less favored and praise their role in society, its plurality of people and the reception given to them. In addition, the students also praised the reputation of the UnB for the history of Brasília. Thus, the intrinsic values of UnB could be categorized into 4 axes, namely: Value in Knowledge; Value in Personal Achievement; Social Value and Historical Value. The Value in Knowledge and the Value in Personal Achievement were the values with the highest concentration of respondents. It is expected that in the future, when measuring the economic value of the UnB brand, the name of the University can be evaluated considering all these peculiarities, so that its value will be, in fact, what it represents.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.