Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41199
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_ThiagoGomesCardoso_tcc.pdf912,91 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorHartmann, Luciana-
dc.contributor.authorCardoso, Thiago Gomes-
dc.identifier.citationCARDOSO, Thiago Gomes. Rompendo a quarta parede da escola: jogos teatrais e brincadeiras tradicionais no acolhimento de migrantes e refugiados em escolas brasileiras. 2024. 38 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca apresentar Jogos Teatrais e brincadeiras tradicionais que possam facilitar a integração de estudantes migrantes e refugiados nas escolas brasileiras. Acreditamos que conhecer as histórias de vida destes jovens, por meio da linguagem teatral, valorizando seu protagonismo, pode auxiliar em seu acolhimento e integração na escola. Em um primeiro momento, na introdução, intitulada “Luzes Acesas!”, descreverei como essa proposta de pesquisa surgiu. No primeiro capítulo “Adentrando à Cena: um processo de experiência”, falarei da minha experiência com a linguagem teatral durante a pesquisa em campo e das influências para essa pesquisa. No capítulo dois, “Jogando para Histórias”, descreverei Jogos Teatrais e brincadeiras específicas e no capítulo três, “Dialogando sobre experiências”, apresentarei resultados e reflexões sobre a prática de alguns destes jogos e brincadeiras. Para finalizar, trago um momento de fechamento das cortinas, para que possam ser abertas novamente em sua prática docente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPedagogia do teatropt_BR
dc.subject.keywordJogos teatraispt_BR
dc.subject.keywordEstudantes - migraçãopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes refugiadospt_BR
dc.titleRompendo a quarta parede da escola : jogos teatrais e brincadeiras tradicionais no acolhimento de migrantes e refugiados em escolas brasileiraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2025-01-24T13:49:51Z-
dc.date.available2025-01-24T13:49:51Z-
dc.date.submitted2024-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41199-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.