Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/41199
Arquivos neste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_ThiagoGomesCardoso_tcc.pdf | 912,91 kB | Adobe PDF | ver/abrir |
Registro completo
Campo Dublin Core | Valor | Língua |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Hartmann, Luciana | - |
dc.contributor.author | Cardoso, Thiago Gomes | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Thiago Gomes. Rompendo a quarta parede da escola: jogos teatrais e brincadeiras tradicionais no acolhimento de migrantes e refugiados em escolas brasileiras. 2024. 38 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho busca apresentar Jogos Teatrais e brincadeiras tradicionais que possam facilitar a integração de estudantes migrantes e refugiados nas escolas brasileiras. Acreditamos que conhecer as histórias de vida destes jovens, por meio da linguagem teatral, valorizando seu protagonismo, pode auxiliar em seu acolhimento e integração na escola. Em um primeiro momento, na introdução, intitulada “Luzes Acesas!”, descreverei como essa proposta de pesquisa surgiu. No primeiro capítulo “Adentrando à Cena: um processo de experiência”, falarei da minha experiência com a linguagem teatral durante a pesquisa em campo e das influências para essa pesquisa. No capítulo dois, “Jogando para Histórias”, descreverei Jogos Teatrais e brincadeiras específicas e no capítulo três, “Dialogando sobre experiências”, apresentarei resultados e reflexões sobre a prática de alguns destes jogos e brincadeiras. Para finalizar, trago um momento de fechamento das cortinas, para que possam ser abertas novamente em sua prática docente. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia do teatro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos teatrais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes - migração | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes refugiados | pt_BR |
dc.title | Rompendo a quarta parede da escola : jogos teatrais e brincadeiras tradicionais no acolhimento de migrantes e refugiados em escolas brasileiras | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-24T13:49:51Z | - |
dc.date.available | 2025-01-24T13:49:51Z | - |
dc.date.submitted | 2024 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/41199 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Artes Cênicas |
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.