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dc.contributor.advisorValente, Ana Cláudia de Souza-
dc.contributor.authorMoro Júnior, Antônio Aparecido-
dc.identifier.citationMORO JÚNIOR, Antônio Aparecido. Autonomia universitária, responsabilidade fiscal, transparência e accountability: uma relação necessária. 2024. 40 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no Setor Público) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA autonomia universitária detém base constitucional, é delineada em normas específicas e possui respaldo na jurisprudência. É comumente entendida como uma prerrogativa de autogoverno em quatro dimensões principais: didático-científica, administrativaorganizacional, de pessoal e de gestão financeira e patrimonial. No Brasil, existem três modelos de autonomia universitária: das universidades privadas, das universidades federais e das universidades estaduais paulistas. Apesar da sua importância, a literatura sobre autonomia e gestão universitária é escassa. Há poucos estudos que contrapõem autonomia e responsabilidade fiscal, muitas vezes devido à falta de relatórios de estado da universidade, em especial no seu aspecto fiscal. Por tal motivo, este estudo concentra-se na aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF à gestão fiscal das universidades estaduais paulistas (USP, UNESP e UNICAMP), únicas que detêm autonomia financeira. O propósito é verificar como essas universidades promovem transparência fiscal das suas práticas, visando correlacionar o accountability com a garantia da autonomia universitária de fato. Esta pesquisa, que utiliza o conhecimento teóricoempírico e a natureza descritiva e exploratória, foi realizada mediante revisão bibliográfica das categorias autonomia universitária, responsabilidade fiscal, transparência e accountability, adotando a abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos a partir dos relatórios disponíveis nos portais de transparência das universidades selecionadas no período de 2022 a 2024. Constatou-se que a transparência da gestão fiscal nessas universidades não está alinhada aos ditames da LRF, demandando aprimoramento de seus controles, planejamento e transparência, visando o atendimento das expectativas sociais e garantia de sua autonomia em sua totalidade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAutonomia universitáriapt_BR
dc.subject.keywordResponsabilidade fiscalpt_BR
dc.subject.keywordUniversidades e faculdades públicaspt_BR
dc.titleAutonomia universitária, responsabilidade fiscal, transparência e accountability : uma relação necessáriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2025-01-22T11:56:01Z-
dc.date.available2025-01-22T11:56:01Z-
dc.date.submitted2024-07-02-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41157-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1University autonomy has a constitutional basis, which is outlined in specific rules and is supported by case law. It is commonly understood as a prerogative of self-government in four main dimensions: didactic-scientific, administrative-organizational, personnel and financial and asset management. In Brazil, there are three models of university autonomy: private universities, federal universities and São Paulo state universities. Despite its importance, the literature on university autonomy and management is scarce, with few studies that contrast autonomy and fiscal responsibility, often due to the lack of university status reports, especially in their fiscal aspect. For this reason, this study focuses on the application of the Fiscal Responsibility Law (LRF) to the fiscal management of São Paulo state universities (USP, UNESP and UNICAMP), the only ones that have financial autonomy, to verify how they promote fiscal transparency in their practices, aiming to correlate accountability with the guarantee of university autonomy itself. This theoretical-empirical research of a descriptive and exploratory nature was carried out through a bibliographic review of the categories university autonomy, fiscal responsibility, transparency, and accountability, adopting a qualitative approach. The data were obtained from reports contained in the transparency portals of the selected universities in the period from 2022 to 2024. It was found that the transparency of fiscal management in these universities is not aligned with the dictates of the LRF, demanding improvement of their controls, planning and transparency, aiming to meet social expectations and guarantee their autonomy in its full meaning.pt_BR
Aparece na Coleção:Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no Setor Público



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