Título: | Variação linguística em materiais didáticos : uma proposta de sequência didática para o 6º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Jorge, Lianna Enelly Vieira |
Orientador(es): | Pacheco, Cíntia da Silva |
Assunto: | Variação linguística Preconceito linguístico Língua portuguesa - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 24-Set-2024 |
Data de publicação: | 21-Jan-2025 |
Referência: | JORGE, Lianna Enelly Vieira. Variação linguística em materiais didáticos: uma proposta de sequência didática para o 6º ano do ensino fundamental. 2024. 56 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O presente estudo tem como tema as variações linguísticas e o ensino da Língua Portuguesa. Os professores de Língua Portuguesa muitas vezes não mostram aos alunos o quanto o idioma materno pode ser dinâmico, restringindo-se ao ensino tradicional de gramática e do uso da norma padrão. No livro didático do 6º ano do Ensino Fundamental 2, foi apresentada uma sequência didática que teve por objetivo promover a consciência sociolinguística e a reflexão sobre o uso da linguagem na sala de aula, tendo como fundamento as competências e habilidades previstas para o ensino de Língua Portuguesa nessa série, propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também foi apresentada uma reflexão sobre os pontos positivos e negativos do livro didático e da própria BNCC, quando se trata do tema das variações linguísticas. O desenvolvimento da sequência didática proposta pode auxiliar no respeito dos alunos pelas variações linguísticas de outros lugares do Brasil, contribuindo para a redução ou eliminação do preconceito linguístico. |
Abstract: | The present study focuses on linguistic variations and the teaching of Portuguese. Portuguese language teachers often fail to show their studentsow dynamic their native language can be, restricting themselves to traditional grammar teaching and the use of standard norms. In the 6th grade textbook of Elementary School 2, a didactic sequence was presented that aimed to promote sociolinguistic awareness and reflection on the use of language in the classroom, based on the skills and abilities expected for teaching Portuguese in this grade, proposed in the National Common Curricular Base (BNCC). A reflection was also presented on the positive and negative points of the textbook and the BNCC itself, when it comes to the topic of linguistic variations. The development of the proposed didactic sequence can help students respect linguistic variations from other parts of Brazil, contributing to the reductionor elimination of linguistic prejudice. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.