Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4115
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_LeandroBomtempoPereira.pdf236,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Crescimento e desenvolvimento de um acesso de Ocimum tenuiflorum L. tipo Rama Tulsi em condição de estufa
Autor(es): Pereira, Leandro Bomtempo
Orientador(es): Mattos, Jean Kleber de Abreu
Assunto: Crescimento (Plantas)
Estufa (Plantas)
Tulsi (Planta)
Data de apresentação: 15-Out-2012
Data de publicação: 27-Nov-2012
Referência: PEREIRA, Leandro Bomtempo. Crescimento e desenvolvimento de um acesso de Ocimum tenuiflorum L. tipo Rama Tulsi em condição de estufa. 2012. vi, 17 f. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: Ocimum tenuiflorum L. (O. sanctum L.) também chamado de “tulsi”, é uma espécie aromática da família Lamiaceae rica em eugenol e que é nativo em todo o Velho Mundo tropical, sendo difundida como uma planta cultivada ou ruderal por escape do cultivo. Pouco difundida no Brasil, o objetivo do presente trabalho foi estudar esta espécie quanto ao crescimento, produção de biomassa da parte aérea e sua fenologia em vaso e em condições de estufa, visando contribuir para maior conhecimento sobre as possibilidades agronômicas da cultura. Foram retiradas estacas de plantas de O. tenuiflorum tipo Rama Tulsi com seis meses de idade e que haviam sido colocadas a enraizar em caixa tipo sementeira contendo a mistura EEB (latossolo vermelho textura média + areia + composto orgânico + vermiculita). Os itens da mistura apresentaram respectivamente as seguintes proporções: 3:1:1:1. Para cada 40 litros da mistura foram incorporadas 100 g da formulação NPK 4-16-8. As estacas apresentavam três nós e em média tinham 8 cm de tamanho. Após 21 dias as estacas apresentavam enraizamento incipiente e foram transplantadas para vasos de plástico com capacidade de 3 L preenchidos com a mesma mistura EEB. As estacas produziram 20 plantas viáveis. A partir do transplante era aferida semanalmente a altura de cada planta para determinar a curva de crescimento sendo anotadas as plantas que entravam em florescimento como componente fenológico do ensaio. Decorridos sete semanas de observações, as plantas foram colhidas para registro da biomassa fresca e para estudos morfológicos e classificação da variedade o que se faz em plantas adultas ao início da produção de sementes. Sobre os dados numéricos foi calculado o coeficiente de variação. O acesso de O. tenuiflorum tipo Rama Tulsi objeto do presente estudo, mostrou-se adaptado ao cultivo em vasos sob estufa. A ausência de florescimento observado em algumas plantas deve ser objeto de estudo mais aprofundado no futuro, pois o fenômeno pode favorecer a exploração comercial pelo retardo da senilidade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2012.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons