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Título: A pscicomotricidade relacional no desenvolvimento de crianças com transtornos do espectro autista em aulas de educação física na infância
Autor(es): Merli, Luíza Dutra Ferrari
Orientador(es): João, Renato Bastos
Assunto: Psicomotricidade
Transtorno do espectro autista
Crianças autistas
Educação física para crianças
Data de apresentação: 20-Dez-2023
Data de publicação: 20-Jan-2025
Referência: MERLI, Luíza Dutra Ferrari. A pscicomotricidade relacional no desenvolvimento de crianças com transtornos do espectro autista em aulas de educação física na infância. 2023. 25 f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: A psicomotricidade relacional é uma perspectiva teórico metodológica da Psicomotricidade capaz de atrelar a psicomotricidade com os conhecimentos da psicanálise, a qual tem a intenção de proporcionar um ambiente educativo e terapêutico para os seus praticantes. Dessa maneira, é uma abordagem considerável para tratar obstáculos enfrentados por crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA). Em decorrência disso, o objetivo geral deste estudo é analisar, por meio de uma revisão de literatura, as implicações da psicomotricidade relacional no desenvolvimento de crianças com TEA em aulas de Educação Física durante a infância. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfica com a seleção de artigos e livros de maneira arbitrária a critério da autora. A partir da pesquisa bibliográfica, foi possível discutir sobre Educação Física e Educação Inclusiva, psicomotricidade e suas diferentes abordagens metodológicas de ensino, psicomotricidade relacional e seus fundamentos teóricometodológicos, considerações sobre os Transtornos do Espectro Autista e a psicomotricidade relacional e, por fim, psicomotricidade relacional, Educação Física na infância e os Transtornos do Espectro Autista. Os resultados apontam para indícios benéficos para o aparelhamento psíquico das crianças com Transtornos do Espectro Autista, no que diz respeito ao desenvolvimento da função egóica, a partir de intervenções da psicomotricidade relacional em aulas de Educação Física durante a infância e, consequentemente, para o desenvolvimento social, afetivo, motor e cognitivo destas crianças.
Abstract: Relational psychomotricity is an area of knowledge capable of associating psychomotricity with the knowledge of psychoanalysis, which aims to provide an educational and therapeutic environment for its practitioners. Therefore, it is considered to be an approach to address the challenges faced by children diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD) go through. As a result, the main objective of this study is to analyze, through a narrative review, the implications of relational psychomotricity on the development of children with ASD in Physical Education classes during infancy. With that in mind, a bibliographical search was conducted, selecting scientific papers and books that met the author’s criteria. Then, it was possible to discuss about physical education and inclusive education, psychomotricity and its differents methodological approaches in teaching, relational psychomotricity and its theoretical and methodological foundations, thoughts on Autism Spectrum Disorder and, to sum it all, the intersection of relational psychomotricity, Physical Education during childhood and Autism Spectrum Disorder. The results indicate a positive outcome on the psychic structures of children with Autism Spectrum Disorder, regarding the development of egoic functions, as of relational psychomotricity interventions in physical education classes in early years and, hence, to social, affective, motor and cognitive growth of said kids.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, 2023.
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