Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rufinoni, Priscila Rossinetti | - |
dc.contributor.author | Mendes, Edson Victor | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Edson Victor. “Dos terreiros às batalhas de rimas, um ensaio sobre a cultura anti-indústria”. 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso pretende contribuir para o debate
sobre a cultura do povo da periferia. Para isso usamos os seguintes autores,
Theodor Adorno, HAMPATÉ BÁ, Verlaine Freitas e Acauam Silvério. O debate gira
em torno dos textos dos dois primeiros autores, e o terceiro autor é usado para
trazer uma perspectiva brasileira tendo em vista que ele escreveu o prefácio do livro
“Sobrevivendo no Inferno”. O RAP e a Umbanda foram os componentes da cultura
popular escolhida para serem analisadas, isso ocorre pela relevância que o estilo
musical e a religião de matriz africana têm para a cultura brasileira como um todo,
mas principalmente, para os moradores da periferia. Pois, vamos perceber que
existe um papel de “professor” exercidos pelos rapper’s e pelos Pais e Mães de
Santo, no qual traduzem em forma de arte e religiosidade as vivências nas periferias
e com isso analisam o porquê dessas vivências e como se relacionam as pessoas
da periferia com tudo em sua volta. Assim, agindo contra a ideologia por trás da
Indústria Cultural. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rap (Música) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Candomblé | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura brasiliense | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura periférica | pt_BR |
dc.title | “Dos terreiros às batalhas de rimas, um ensaio sobre a cultura anti-indústria” | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-20T16:01:10Z | - |
dc.date.available | 2025-01-20T16:01:10Z | - |
dc.date.submitted | 2024-04-16 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/41127 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This course conclusion word intends to present the following question as a
debate: can mass culture also be the emancipation of the people of the periphery?
For this we used the following authors, Walter Benjamin, Theodor Adorno,
HAMPATÉ BÁ and Acauam Silvério. The debate revolves around the texts of the first
two authors, and the third author is used to bring a Brazilian perspective considering
that he wrote the preface to the book “Surviving in Hell”. RAP and Umbanda were
the components of mass culture chosen to be analyzed, this is due to the relevance
that the musical style and the outskirts. Well, let’s realize that there is a role of
“teacher” played by rappers and the Pais and Mães de Santo, in which they translate
the experiences on the outskirts into a form of art and religiosity and with this they
analyze the reason for these experiences and how people relate to each other. From
the outskirts with everything around it. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Filosofia - Graduação
|