Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41126
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_AnaLuisaBatistaPereira_tcc.pdf437,22 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sumo bem em Aristóteles : a vida contemplativa, a vida política e a dicotomia da felicidade
Autor(es): Pereira, Ana Luísa Batista
Orientador(es): Eduardo, Wolf
Assunto: Felicidade
Ética
Política
Data de apresentação: 20-Set-2024
Data de publicação: 20-Jan-2025
Referência: PEREIRA, Ana Luísa Batista. Sumo bem em Aristóteles: a vida contemplativa, a vida política e a dicotomia da felicidade. 2024. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O cerne do projeto é investigar as relações entre o sentido de felicidade (eudaimonia) para o indivíduo e para a comunidade política (polis). A dicotomia, que é desencadeada sobretudo pelas tensões entre os livros I e X da Ética Nicomaqueia, permite indagar se há um fim coletivo de tipo inclusivo ou dominante. Isso porque a natureza humana coaduna com o desenvolvimento da vida política-comunitária, mas, ao mesmo tempo, conflita com a atividade contemplativa, dado que afasta os homens do âmago da coletividade. Revela-se, em um primeiro momento, uma tensão entre o livro I (fim inclusivo) e o X (fim dominante). Sendo assim, busca-se traçar um paralelo entre a Ética Nicomaqueia e o tratado sobre a Política, a fim de demonstrar que o sentido de felicidade primeira e segunda são interdependentes e emergem na coletividade, e não na singularidade, considerando que as ideias de cidadão, cidade (polis) e eudaimonia estão imbrincadas, uma vez que o sujeito depende do meio político para edificar a verdadeira felicidade.
Abstract: The core of the project is to investigate the degree of proximity between the concept of happiness (eudaimonia) and that of political community (polis). The evident dichotomy, triggered by books I and X of the Nicomachean Ethics, fosters discussion and raises the question of whether there is an inclusive or dominant collective end. This is because human nature aligns with the development of political-community life, but at the same time conflicts with contemplative praxis, as it distances men from the heart of the collective. Initially, a tension is revealed between Book I (inclusive good) and Book X (dominant good). Therefore, the aim is to draw a parallel between the Nicomachean Ethics and the treatise on Politics to demonstrate that the concepts of primary and secondary happiness are interdependent and emerge within the collective, not in singularity. Given that the ideas of citizen, city (polis), and eudaimonia are intertwined, the individual depends on the political environment to build true happiness.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Filosofia - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.