Título: | Sumo bem em Aristóteles : a vida contemplativa, a vida política e a dicotomia da felicidade |
Autor(es): | Pereira, Ana Luísa Batista |
Orientador(es): | Eduardo, Wolf |
Assunto: | Felicidade Ética Política |
Data de apresentação: | 20-Set-2024 |
Data de publicação: | 20-Jan-2025 |
Referência: | PEREIRA, Ana Luísa Batista. Sumo bem em Aristóteles: a vida contemplativa, a vida política e a dicotomia da felicidade. 2024. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Filosofia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O cerne do projeto é investigar as relações entre o sentido de felicidade (eudaimonia) para o
indivíduo e para a comunidade política (polis). A dicotomia, que é desencadeada sobretudo
pelas tensões entre os livros I e X da Ética Nicomaqueia, permite indagar se há um fim coletivo
de tipo inclusivo ou dominante. Isso porque a natureza humana coaduna com o
desenvolvimento da vida política-comunitária, mas, ao mesmo tempo, conflita com a atividade
contemplativa, dado que afasta os homens do âmago da coletividade. Revela-se, em um
primeiro momento, uma tensão entre o livro I (fim inclusivo) e o X (fim dominante). Sendo
assim, busca-se traçar um paralelo entre a Ética Nicomaqueia e o tratado sobre a Política, a fim
de demonstrar que o sentido de felicidade primeira e segunda são interdependentes e emergem
na coletividade, e não na singularidade, considerando que as ideias de cidadão, cidade (polis) e
eudaimonia estão imbrincadas, uma vez que o sujeito depende do meio político para edificar a
verdadeira felicidade. |
Abstract: | The core of the project is to investigate the degree of proximity between the concept of
happiness (eudaimonia) and that of political community (polis). The evident dichotomy,
triggered by books I and X of the Nicomachean Ethics, fosters discussion and raises the question
of whether there is an inclusive or dominant collective end. This is because human nature aligns
with the development of political-community life, but at the same time conflicts with
contemplative praxis, as it distances men from the heart of the collective. Initially, a tension is
revealed between Book I (inclusive good) and Book X (dominant good). Therefore, the aim is
to draw a parallel between the Nicomachean Ethics and the treatise on Politics to demonstrate
that the concepts of primary and secondary happiness are interdependent and emerge within the
collective, not in singularity. Given that the ideas of citizen, city (polis), and eudaimonia are
intertwined, the individual depends on the political environment to build true happiness. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Filosofia, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Filosofia - Graduação
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