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dc.contributor.advisorVeber, Andréia-
dc.contributor.authorMoraes, José Caetano-
dc.identifier.citationMORAES, José Caetano. Mba'epu - o som da vida: musicalidade Guarani-Mbya na literatura da educação musical. 2024. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Música) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo consistiu-se em uma pesquisa bibliográfica de revisão da literatura acadêmica sobre a musicalidade Guarani-Mbya. Nossa pesquisa teve o objetivo de mapear, na literatura acadêmica, publicações com ênfase nas musicalidades da etnia indígena Guarani-Mbya. Para isso, os objetivos específicos consistiram em: identificar na literatura acadêmica, produções voltadas para análises de materiais sobre os cantos, as músicas e os instrumentos musicais que compõem a base instrumental Mbya; analisar as discussões dos autores sobre as musicalidades Guarani-Mbya; refletir sobre a relação dos povos Guarani-Mbya com suas musicalidades a partir do olhar da literatura. Essa pesquisa bibliográfica é de abordagem qualitativa (Minayo, 2011). Destacam-se como referências teóricas: Cohon (2022,2023), Pucci (2017), Barbosa (2017), Fragoso (2019), Soares (2016) e Sousa (2022, 2023). A partir da identificação de publicações acadêmicas sobre o nosso tema, nos foi possível refletir sobre uma musicalidade que possui uma relação intrínseca com a cosmogonia desses povos. Os cantos, as músicas e os instrumentos estão sempre associados a divindades, sendo considerados como uma maneira de alcançá-las. A musicalidade Mbya está essencialmente entrelaçada com seus mitos e deuses. Os seus instrumentos são revestidos desses significados sagrados, que transpassam seus cantos e suas músicas, estabelecendo, assim, conexões com mundos de outras dimensões.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação musicalpt_BR
dc.subject.keywordMúsica indígenapt_BR
dc.subject.keywordMúsica Guaranipt_BR
dc.subject.keywordIndígenas - práticas tradicionaispt_BR
dc.titleMba'epu - o som da vida: musicalidade Guarani-Mbya na literatura da educação musicalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2025-01-16T17:51:09Z-
dc.date.available2025-01-16T17:51:09Z-
dc.date.submitted2024-09-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41110-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study consisted of a bibliographical review of the academic literature on Guarani-Mbya musicality. The aim of our research was to map publications in the academic literature with an emphasis on the musicality of the Guarani-Mbya indigenous ethnic group. To this end, the specific objectives consisted of identifying in the academic literature, productions aimed at analyzing materials on the songs, music and musical instruments that make up the Mbya instrumental base; analyzing the authors' discussions on Guarani-Mbya musicalities; reflecting on the relationship between the Guarani-Mbya peoples and their musicalities from the perspective of literature. This bibliographical research has a qualitative approach (Minayo, 2011). Theoretical references include Cohon (2022,2023), Pucci (2017), Barbosa (2017), Fragoso (2019), Soares (2016) and Sousa (2022, 2023). By identifying academic publications on our topic, we were able to reflect on a musicality that has an intrinsic relationship with the cosmogony of these peoples. Songs, music and instruments are always associated with deities and are considered a way of reaching them. Mbya musicality is essentially intertwined with their myths and gods. Their instruments are covered in these sacred meanings, which permeate their songs and music, thus establishing connections with worlds in other dimensions.pt_BR
Aparece na Coleção:Música



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