Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41109
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_FredericoChavesKiyomi_tcc.pdf518,38 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Investigação com professores recém-formados em Licenciatura em Química: da formação a preparação para o mercado de trabalho
Autor(es): Kiyomi, Frederico Chaves
Orientador(es): Machado, Patrícia Fernandes Lootens
Assunto: Professores
Professores - formação
Professores de química
Professores de química - formação
Data de apresentação: 18-Dez-2024
Data de publicação: 15-Jan-2025
Referência: KIYOMI, Frederico Chaves. Investigação com professores recém-formados em Licenciatura em Química: da formação a preparação para o mercado de trabalho. 2024. 54 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este estudo, investigou em que medida os professores recém-formados em Licenciatura em Química pela Universidade de Brasília (UnB) se sentem preparados para os desafios mais comuns na rotina da prática docente, tendo como base um olhar retrospectivo sobre sua formação inicial. Para alcançar este objetivo, selecionamos cinco egressos do curso, para que conhecêssemos o que julgam ter sido suficiente durante sua formação para bem prepará-los para o mercado de trabalho, considerando as oportunidades e/ou projetos em que atuaram. Também buscamos conhecer o que pode ser melhorado no curso sob a perspectiva dos participantes. A coleta de dados ocorreu por meio de uma entrevista e os dados foram analisados qualitativamente à luz dos referenciais de formação de professor. A análise das respostas dos entrevistados gerou devolutivas construtivas sobre o currículo vigente de 2014/2 a 2024/1, destacando: o excelente embasamento teórico sobre o ensino de química que o licenciado tem ao concluir o curso e a variedade de oportunidades ofertadas, como nos projetos de extensão e no PIBID, que contribuem para uma formação mais rica. Por outro lado, os entrevistados sugeriram adaptações e/ou implementações de disciplinas focadas principalmente em como conduzir uma sala de aula, como lidar com problemáticas sociais e entendimento das tarefas diárias de um docente, isso na perspectiva de contribuir com a melhoraria do curso. Consideramos que este Trabalho de Conclusão de Curso aponta, a partir do olhar de cinco egressos do curso de Licenciatura em Química, contribuições reflexivas sobre a formação de professores para subsidiar restruturações curricular futuras.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.