Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/41109
Título: | Investigação com professores recém-formados em Licenciatura em Química: da formação a preparação para o mercado de trabalho |
Autor(es): | Kiyomi, Frederico Chaves |
Orientador(es): | Machado, Patrícia Fernandes Lootens |
Assunto: | Professores Professores - formação Professores de química Professores de química - formação |
Data de apresentação: | 18-Dez-2024 |
Data de publicação: | 15-Jan-2025 |
Referência: | KIYOMI, Frederico Chaves. Investigação com professores recém-formados em Licenciatura em Química: da formação a preparação para o mercado de trabalho. 2024. 54 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este estudo, investigou em que medida os professores recém-formados em Licenciatura em
Química pela Universidade de Brasília (UnB) se sentem preparados para os desafios mais
comuns na rotina da prática docente, tendo como base um olhar retrospectivo sobre sua
formação inicial. Para alcançar este objetivo, selecionamos cinco egressos do curso, para que
conhecêssemos o que julgam ter sido suficiente durante sua formação para bem prepará-los
para o mercado de trabalho, considerando as oportunidades e/ou projetos em que atuaram.
Também buscamos conhecer o que pode ser melhorado no curso sob a perspectiva dos
participantes. A coleta de dados ocorreu por meio de uma entrevista e os dados foram analisados
qualitativamente à luz dos referenciais de formação de professor. A análise das respostas dos
entrevistados gerou devolutivas construtivas sobre o currículo vigente de 2014/2 a 2024/1,
destacando: o excelente embasamento teórico sobre o ensino de química que o licenciado tem
ao concluir o curso e a variedade de oportunidades ofertadas, como nos projetos de extensão e
no PIBID, que contribuem para uma formação mais rica. Por outro lado, os entrevistados
sugeriram adaptações e/ou implementações de disciplinas focadas principalmente em como
conduzir uma sala de aula, como lidar com problemáticas sociais e entendimento das tarefas
diárias de um docente, isso na perspectiva de contribuir com a melhoraria do curso.
Consideramos que este Trabalho de Conclusão de Curso aponta, a partir do olhar de cinco
egressos do curso de Licenciatura em Química, contribuições reflexivas sobre a formação de
professores para subsidiar restruturações curricular futuras. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.