Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41089
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_RogerRazenCunhaGuimaraes_tcc.pdf643,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão e inovação pública na transição energética: barreiras e estratégias na implementação de energia fotovoltaica em hospital público de Brasília
Autor(es): Guimarães, Roger Razen Cunha
Orientador(es): Militão, Luciana Oliveira
Coorientador(es): Farias, Josivania Silva
Assunto: Gestão pública
Inovação
Energia
Energia fotovoltaica
Hospitais
Hospitais públicos
Data de apresentação: 5-Ago-2024
Data de publicação: 13-Jan-2025
Referência: GUIMARÃES, Roger Razen Cunha. Gestão e inovação pública na transição energética: barreiras e estratégias na implementação de energia fotovoltaica em hospital público de Brasília. 2024. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este estudo visa analisar as barreiras e estratégias para a implementação de energia fotovoltaica em um hospital público de Brasília, no Brasil, sob a perspectiva da transição energética, gestão pública e inovação pública. As barreiras e estratégias enfrentadas pelo hospital público foram identificadas e classificadas e, ao final, foram propostas soluções para promover a adoção de energia limpa em hospitais públicos brasileiros. A pesquisa justifica-se pela necessidade de ampliar o uso de energia fotovoltaica no setor hospitalar, visando uma matriz energética mais sustentável. Os resultados são úteis para gestores públicos na implementação dessa tecnologia e para empresas do setor energético interessadas em parcerias com instituições públicas. Além disso, a sociedade pode se beneficiar com a redução de gastos públicos e com o impacto ambiental positivo ao promover a adoção de energia renovável em hospitais. A pesquisa é descritivo-explicativa e utiliza uma abordagem qualitativa. O estudo de caso foi empregado para compreender os processos organizacionais do HPA. Dados primários foram coletados por meio de entrevistas, permitindo uma análise aprofundada das estratégias e barreiras identificadas. Os principais resultados mostram que, apesar do projeto não estar finalizado, as barreiras enfrentadas incluem falta de especificação nos processos licitatórios, descumprimento contratual, dificuldades financeiras, aumento dos preços de insumos, resistência à inovação e falta de conscientização dos funcionários. Para superar essas barreiras, foram propostas estratégias como a elaboração de processos licitatórios detalhados, capacitação dos funcionários, conscientização sobre o uso racional da energia e a criação de estruturas inovadoras como o carport solar. A triangulação teórica revelou que muitas barreiras e estratégias são comuns a diferentes contextos, mas algumas são específicas ao ambiente hospitalar, como o risco de interrupções nos serviços essenciais. Este estudo busca indicar caminhos para se alcançar uma matriz energética mais sustentável e eficiente ao identificar desafios e oferecer soluções viáveis para a implementação de energia fotovoltaica em hospitais públicos brasileiros.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.