Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Leal, Sayonara de Amorim Gonçalves | - |
dc.contributor.author | Landim, Wanessa Oliveira Paes | - |
dc.identifier.citation | LANDIM, Wanessa Oliveira Paes. Inclusão digital nas escolas públicas do Distrito Federal em tempos de pandemia da covid-19: (in)justiça social e (des)continuidade das experiências escolares. 2024. 186 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objeto de pesquisa a inclusão digital de estudantes da educação
pública básica no Distrito Federal (DF) durante a pandemia da Covid-19 e seus nexos com
experiências escolares e (in)capacidades para suas continuidades instrucionais e laborais
como egressos do ensino médio. A pesquisa foi realizada com discentes da escola do CEM 02
de Ceilândia, DF nos anos de 2022 e 2023 e utilizou estratégias metodológicas quantitativas e
qualitativas. Em 2022, os discentes pesquisados estavam no último ano do ensino médio e, em
2023, no mercado de trabalho e/ou no ensino superior. O intuito foi analisar o que o alunato
do ensino médio designa como justo e injusto acerca de suas condições sociais e
infraestruturais durante a pandemia para acompanharem as aulas remotas e realizarem aquilo
que consideravam relevante para os funcionamentos de suas vidas, ou seja, suas capacidades.
Com a pesquisa foi visto que o acesso à internet para assistir às aulas online não constitui em
si uma experiência de inclusão digital, além disso, ter conexão em dispositivos móveis ou
fixos não garante ser incluído no contexto escolar devido a fatores que envolvem desde a
adequação de mediações pedagógicas às linguagens informatizadas até condições
sociocognitivas e infraestruturais com as quais o alunato conta. No entanto, limitações de
acesso a equipamentos conectados e situações problemáticas adversas que acometeram a vida
desses jovens durante a crise sanitária contribuíram para que os estudantes da escola pública
do CEM 02 de Ceilândia não acompanhassem satisfatoriamente o processo de
ensino-aprendizagem durante o ensino remoto e após concluírem essa etapa última do ensino
básico foi evidenciado que suas experiências escolares comprometeram suas continuidades
segundo seus projetos de futuro imediato. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Covid-19 | pt_BR |
dc.title | Inclusão digital nas escolas públicas do Distrito Federal em tempos de pandemia da covid-19: (in)justiça social e (des)continuidade das experiências escolares | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-01-06T21:10:43Z | - |
dc.date.available | 2025-01-06T21:10:43Z | - |
dc.date.submitted | 2024-04-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/41082 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work had as its research object the digital inclusion of students in basic public education
in the Federal District (DF) during the Covid-19 pandemic and its links with school
experiences and (in)capacities for their instructional and work continuities as school
graduates. average. The research was carried out with students from the CEM 02 school in
Ceilândia, DF in the years 2022 and 2023 and used quantitative and qualitative
methodological strategies. In 2022, the students surveyed were in their final year of high
school and, in 2023, in the job market and/or higher education. The aim was to analyze what
high school students consider fair and unfair about their social and infrastructural conditions
during the pandemic to follow remote classes and carry out what they considered relevant for
the functioning of their lives, that is, their capabilities. With the research, it was seen that
access to the internet to attend online classes does not in itself constitute an experience of
digital inclusion, in addition, having a connection on mobile or fixed devices does not
guarantee being included in the school context due to factors that involve everything from
suitability from pedagogical mediations to computerized languages to socio-cognitive and
infrastructural conditions that students rely on. However, limited access to connected
equipment and adverse problematic situations that affected the lives of these young people
during the health crisis contributed to the fact that students at the CEM 02 public school in
Ceilândia did not satisfactorily follow the teaching-learning process during remote teaching
and After completing this last stage of basic education, it was clear that their school
experiences compromised their continuity according to their immediate future projects. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Sociologia
|