Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41082
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_WanessaOliveiraPaesLandim_tcc.pdf2,68 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLeal, Sayonara de Amorim Gonçalves-
dc.contributor.authorLandim, Wanessa Oliveira Paes-
dc.identifier.citationLANDIM, Wanessa Oliveira Paes. Inclusão digital nas escolas públicas do Distrito Federal em tempos de pandemia da covid-19: (in)justiça social e (des)continuidade das experiências escolares. 2024. 186 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objeto de pesquisa a inclusão digital de estudantes da educação pública básica no Distrito Federal (DF) durante a pandemia da Covid-19 e seus nexos com experiências escolares e (in)capacidades para suas continuidades instrucionais e laborais como egressos do ensino médio. A pesquisa foi realizada com discentes da escola do CEM 02 de Ceilândia, DF nos anos de 2022 e 2023 e utilizou estratégias metodológicas quantitativas e qualitativas. Em 2022, os discentes pesquisados estavam no último ano do ensino médio e, em 2023, no mercado de trabalho e/ou no ensino superior. O intuito foi analisar o que o alunato do ensino médio designa como justo e injusto acerca de suas condições sociais e infraestruturais durante a pandemia para acompanharem as aulas remotas e realizarem aquilo que consideravam relevante para os funcionamentos de suas vidas, ou seja, suas capacidades. Com a pesquisa foi visto que o acesso à internet para assistir às aulas online não constitui em si uma experiência de inclusão digital, além disso, ter conexão em dispositivos móveis ou fixos não garante ser incluído no contexto escolar devido a fatores que envolvem desde a adequação de mediações pedagógicas às linguagens informatizadas até condições sociocognitivas e infraestruturais com as quais o alunato conta. No entanto, limitações de acesso a equipamentos conectados e situações problemáticas adversas que acometeram a vida desses jovens durante a crise sanitária contribuíram para que os estudantes da escola pública do CEM 02 de Ceilândia não acompanhassem satisfatoriamente o processo de ensino-aprendizagem durante o ensino remoto e após concluírem essa etapa última do ensino básico foi evidenciado que suas experiências escolares comprometeram suas continuidades segundo seus projetos de futuro imediato.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão digitalpt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicaspt_BR
dc.subject.keywordEnsino remotopt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.titleInclusão digital nas escolas públicas do Distrito Federal em tempos de pandemia da covid-19: (in)justiça social e (des)continuidade das experiências escolarespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2025-01-06T21:10:43Z-
dc.date.available2025-01-06T21:10:43Z-
dc.date.submitted2024-04-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/41082-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work had as its research object the digital inclusion of students in basic public education in the Federal District (DF) during the Covid-19 pandemic and its links with school experiences and (in)capacities for their instructional and work continuities as school graduates. average. The research was carried out with students from the CEM 02 school in Ceilândia, DF in the years 2022 and 2023 and used quantitative and qualitative methodological strategies. In 2022, the students surveyed were in their final year of high school and, in 2023, in the job market and/or higher education. The aim was to analyze what high school students consider fair and unfair about their social and infrastructural conditions during the pandemic to follow remote classes and carry out what they considered relevant for the functioning of their lives, that is, their capabilities. With the research, it was seen that access to the internet to attend online classes does not in itself constitute an experience of digital inclusion, in addition, having a connection on mobile or fixed devices does not guarantee being included in the school context due to factors that involve everything from suitability from pedagogical mediations to computerized languages to socio-cognitive and infrastructural conditions that students rely on. However, limited access to connected equipment and adverse problematic situations that affected the lives of these young people during the health crisis contributed to the fact that students at the CEM 02 public school in Ceilândia did not satisfactorily follow the teaching-learning process during remote teaching and After completing this last stage of basic education, it was clear that their school experiences compromised their continuity according to their immediate future projects.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.