Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/4108
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_ThiagoDantasBheringDominoni.pdf457,26 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise das propriedades do estimador Horvitz-Thompson
Autor(es): Dominoni, Thiago Dantas Bhering
Orientador(es): Silva, Alan Ricardo da
Assunto: Correlação (Estatística)
Teoria da estimativa
Estimador de Horvitz-Thompson
Data de apresentação: 24-Set-2012
Data de publicação: 26-Nov-2012
Referência: DOMINONI, Thiago Dantas Bhering. Análise das propriedades do estimador Horvitz-Thompson. 2012. xi, 54 f. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
Resumo: O estimador Horvitz-Thompson (HT) é um estimador não viesado do total populacional utilizado em amostragem sem reposição de um universo finito com probabilidades desiguais de seleção. No entanto, certas propriedades do estimador surgem como um problema, como as estimativas de variância negativa, a falta de um intervalo de confiança adequado para suas estimativas e as condições necessárias para que seja mais eficiente do que planos amostrais que fazem uso de probabilidades iguais de seleção. Este trabalho apresenta uma investigação descritiva acerca das condições ideais do uso de uma variável auxiliar a fim de resultar em maior eficiência para o estimador HT. Além disso, são comparados os estimadores de variância considerando situações onde seu uso é adequado. Por fim, é realizada uma comparação entre os intervalos exatos das estimativas HT e as estimativas da aleatória simples como também é proposta uma distribuição para a estimativas HT a ser utilizada na construção de um intervalo de confiança adequado fazendo uso de dados amostrais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2012.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons