Título: | Transparência da gestão fiscal do município de Ouro Branco RN mediante o art. 48 da LRF |
Autor(es): | Rocha, Alcione da Costa |
Orientador(es): | Valente, Ana Cláudia de Souza |
Assunto: | Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) Transparência pública Finanças públicas |
Data de apresentação: | 2-Jul-2024 |
Data de publicação: | 27-Dez-2024 |
Referência: | ROCHA, Alcione da Costa. Transparência da gestão fiscal do município de Ouro Branco RN mediante o art. 48 da LRF. 2024. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no Setor Público) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF traz, no bojo do art. 48, instrumentos de transparência
da gestão fiscal dos entes da federação, onde os mesmos devem publicizar informações de dados
contábeis, fiscais e orçamentários, quais sejam: os planos, orçamentos e leis de diretrizes
orçamentárias, além da prestação de contas, pareceres e relatórios de execução orçamentária e
de gestão fiscal. Apesar de haver estudos que abordam a transparência pública na gestão fiscal
no Rio Grande do Norte, há déficit de estudos que revelam o agir dos municípios do Rio Grande
do Norte, em especial, que abordem os instrumentos de transparência contidos no art. 48 da
LRF. Diante disso, este trabalho se propõe a investigar se o Município de Ouro Branco - RN
atende aos parâmetros da transparência pública dispostos na LRF. Assim, o objetivo geral foi
analisar o nível de transparência do Executivo do município de Ouro Branco – RN, através de
pesquisa documental no web site e portal de transparência deste município e revisão de literatura
da categoria transparência fiscal nas plataformas Portal de periódicos da Capes e Google
Acadêmico. Constatou-se que o município de Ouro Branco – RN possui um nível elevado de
transparência, atingindo um percentual de 100% de divulgação em quase todos os instrumentos
da gestão fiscal elencados no art. 48 da LRF, mas apresentou falhas no critério de divulgação
dos pareceres prévios das prestações de contas, já que não efetua a publicação dos mesmos.
Conclui-se, porém, que, apesar da divulgação de quase todos os instrumentos obrigatórios
mencionados no art. 48, existe uma complexidade de compreensão dos mesmos, o que dificulta
o entendimento e a fiscalização da transparência das informações por parte do cidadão. |
Abstract: | The Fiscal Responsibility Law – LRF brings, within the scope of art. 48, instruments of
transparency in the fiscal management of the federation's entities, where they must publish
information on accounting, fiscal and budgetary data, namely: plans, budgets and budget
guidelines laws, in addition to the provision of accounts, opinions and reports of budget
execution and fiscal management. Although there are studies that address public transparency
in fiscal management in Rio Grande do Norte, there is a lack of studies that reveal the actions
of municipalities in Rio Grande do Norte, in particular, that address the transparency
instruments contained in art. 48 of the LRF. Given this, this work aims to investigate whether
the Municipality of Ouro Branco - RN meets the parameters of public transparency set out in
the LRF. Thus, the general objective was to analyze the level of transparency of the Executive
of the municipality of Ouro Branco – RN, through documentary research on the website and
transparency portal of this municipality and a literature review of the fiscal transparency
category on the Capes and Periodical Portal platforms Academic Google. It was found that the
municipality of Ouro Branco – RN has a high level of transparency, reaching a percentage of
100% disclosure in almost all fiscal management instruments listed in art. 48 of the LRF, but it
presented flaws in the criteria for disclosing prior reports on financial statements, as it does not
publish them. It is concluded, however, that, despite the disclosure of almost all mandatory
instruments mentioned in art. 48, there is a complexity in understanding them, which makes it
difficult for citizens to understand and monitor the transparency of information. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Orçamento, Governança e Gestão de Riscos no Setor Público
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