Título: | A dicotomia quantitativo-narrativo no reporte voluntário de emissões de GEE em corporações poluidoras brasileiras |
Autor(es): | Magalhães, Wanessa Ribeiro |
Orientador(es): | Lustosa, Paulo Roberto Barbosa |
Assunto: | Gases de efeito estufa Responsabilidade socioambiental |
Data de apresentação: | 13-Set-2024 |
Data de publicação: | 27-Dez-2024 |
Referência: | MAGALHÃES, Wanessa Ribeiro. A dicotomia quantitativo-narrativo no reporte voluntário de emissões de GEE em corporações poluidoras brasileiras. 2024. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Corporações de diversos segmentos industriais têm ampliado a divulgação de dados ambientais em
seus relatórios corporativos. No entanto, os usuários dessas informações enfrentam o problema do
greenwashing, uma estratégia adotada por algumas empresas para alterar a percepção pública sobre
suas reais práticas ambientais. Esse fenômeno consiste em criar uma imagem de responsabilidade
ambiental que não condiz com as ações reais da empresa, prejudicando a confiança pública e a
transparência. O presente trabalho objetiva contrastar a disponibilidade de informações numéricas
dos relatórios de ESG da Petrobras, Votorantim e Gerdau relacionadas a emissão de Gases de
Efeito Estufa (GEE), com o tom sentimental predominante em informações textuais narradas. Para
tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa a partir da análise textual de Relatórios de Divulgação
Ambiental, Social e de Governança (ESG) das três empresas supracitadas, haja vista que elas
desenvolvem atividades com potencial poluente em território nacional. A análise do tom
sentimental dos documentos foi realizada através de software analítico específico com auxílio do
dicionário Loughran-McDonald. A análise revelou que há predominância do tom positivo nos
relatórios da Gerdau e Votorantim, enquanto a Petrobrás, no sentido oposto, apresenta um escore
negativo referente ao texto narrado, apesar de ser a empresa com reporte quantitativo mais
completo. Considerando as limitações do estudo, torna-se necessário investigar se outras empresas
cotadas na bolsa de valores utilizam práticas de gestão de impressões nos seus relatórios não
financeiros. Além disso, numa abordagem setorial, a comparação dos resultados da investigação
futura para todas as empresas permitiria identificar as diferenças nas ferramentas de gestão de
impressões. |
Abstract: | Corporations from various industrial sectors have increased the disclosure of environmental data
in their corporate reports. However, users of this information face the issue of greenwashing, a
strategy adopted by some companies to alter public perception of their actual environmental
practices. This phenomenon involves creating an image of environmental responsibility that does
not align with the company’s real actions, undermining public trust and transparency. This study
aims to contrast the availability of numerical information from the ESG reports of Petrobras,
Votorantim, and Gerdau related to Greenhouse Gas (GHG) emissions, with the predominant
sentiment tone in the narrated textual information. To achieve this, a qualitative research was
conducted through textual analysis of Environmental, Social, and Governance (ESG) Disclosure
Reports from the aforementioned companies, given that they engage in potentially polluting
activities in the national territory. The sentiment analysis of the documents was performed using
specific analytical software with the aid of the Loughran-McDonald dictionary. The analysis
revealed a predominance of a positive tone in the reports of Gerdau and Votorantim, while
Petrobras, in contrast, presents a negative score regarding the narrated text, despite being the
company with the most comprehensive quantitative reporting. Considering the study's limitations,
it becomes necessary to investigate whether other publicly traded companies employ impression
management practices in their non-financial reports. Additionally, a sectoral approach comparing
the results of future investigations for all companies would allow for the identification of
differences in impression management tools. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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