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Título: A dicotomia quantitativo-narrativo no reporte voluntário de emissões de GEE em corporações poluidoras brasileiras
Autor(es): Magalhães, Wanessa Ribeiro
Orientador(es): Lustosa, Paulo Roberto Barbosa
Assunto: Gases de efeito estufa
Responsabilidade socioambiental
Data de apresentação: 13-Set-2024
Data de publicação: 27-Dez-2024
Referência: MAGALHÃES, Wanessa Ribeiro. A dicotomia quantitativo-narrativo no reporte voluntário de emissões de GEE em corporações poluidoras brasileiras. 2024. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Corporações de diversos segmentos industriais têm ampliado a divulgação de dados ambientais em seus relatórios corporativos. No entanto, os usuários dessas informações enfrentam o problema do greenwashing, uma estratégia adotada por algumas empresas para alterar a percepção pública sobre suas reais práticas ambientais. Esse fenômeno consiste em criar uma imagem de responsabilidade ambiental que não condiz com as ações reais da empresa, prejudicando a confiança pública e a transparência. O presente trabalho objetiva contrastar a disponibilidade de informações numéricas dos relatórios de ESG da Petrobras, Votorantim e Gerdau relacionadas a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), com o tom sentimental predominante em informações textuais narradas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa a partir da análise textual de Relatórios de Divulgação Ambiental, Social e de Governança (ESG) das três empresas supracitadas, haja vista que elas desenvolvem atividades com potencial poluente em território nacional. A análise do tom sentimental dos documentos foi realizada através de software analítico específico com auxílio do dicionário Loughran-McDonald. A análise revelou que há predominância do tom positivo nos relatórios da Gerdau e Votorantim, enquanto a Petrobrás, no sentido oposto, apresenta um escore negativo referente ao texto narrado, apesar de ser a empresa com reporte quantitativo mais completo. Considerando as limitações do estudo, torna-se necessário investigar se outras empresas cotadas na bolsa de valores utilizam práticas de gestão de impressões nos seus relatórios não financeiros. Além disso, numa abordagem setorial, a comparação dos resultados da investigação futura para todas as empresas permitiria identificar as diferenças nas ferramentas de gestão de impressões.
Abstract: Corporations from various industrial sectors have increased the disclosure of environmental data in their corporate reports. However, users of this information face the issue of greenwashing, a strategy adopted by some companies to alter public perception of their actual environmental practices. This phenomenon involves creating an image of environmental responsibility that does not align with the company’s real actions, undermining public trust and transparency. This study aims to contrast the availability of numerical information from the ESG reports of Petrobras, Votorantim, and Gerdau related to Greenhouse Gas (GHG) emissions, with the predominant sentiment tone in the narrated textual information. To achieve this, a qualitative research was conducted through textual analysis of Environmental, Social, and Governance (ESG) Disclosure Reports from the aforementioned companies, given that they engage in potentially polluting activities in the national territory. The sentiment analysis of the documents was performed using specific analytical software with the aid of the Loughran-McDonald dictionary. The analysis revealed a predominance of a positive tone in the reports of Gerdau and Votorantim, while Petrobras, in contrast, presents a negative score regarding the narrated text, despite being the company with the most comprehensive quantitative reporting. Considering the study's limitations, it becomes necessary to investigate whether other publicly traded companies employ impression management practices in their non-financial reports. Additionally, a sectoral approach comparing the results of future investigations for all companies would allow for the identification of differences in impression management tools.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024.
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