Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/41069
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_ViniciusMarioPachecoMoreira_tcc.pdf678,6 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Eficiência operacional dos portos federais brasileiros : uma análise de 2019 a 2023 pelo método da análise envoltória de dados
Autor(es): Moreira, Vinícius Mário Pacheco
Orientador(es): Wilbert, Marcelo Driemeyer
Assunto: Análise envoltória de dados (DEA)
Portos - administração
Data de apresentação: 26-Ago-2024
Data de publicação: 27-Dez-2024
Referência: MOREIRA, Vinícius Mário Pacheco. Eficiência operacional dos portos federais brasileiros: uma análise de 2019 a 2023 pelo método da análise envoltória de dados. 2024. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O sistema portuário é crucial para o bom desenvolvimento nacional, pois este é de grande relevância nas importações e exportações, chegando a ultrapassar 80% do transporte de mercadorias. Nesse contexto, a avaliação da eficiência torna-se fundamental para o monitoramento e aprimoramento das atividades do setor. O presente estudo tem como objetivo avaliar a eficiência operacional dos portos federais brasileiros durante o período de 2019 a 2023. Atualmente, há quinze portos estatais federais administrados por Companhias Docas. Para a análise da eficiência, utilizou-se como ferramenta o método da Análise Envoltória de Dados, pelo modelo BCC, o qual se baseia em retornos variáveis de escala. Como complemento, aplicou-se a estatística descritiva, considerando média, mediana, mínimo, máximo, amplitude, desvio padrão e coeficiente de variação. Foram utilizadas cinco variáveis, sendo três inputs (extensão do cais, berços e profundidade) e dois outputs (carga bruta movimentada e tempo médio atracado). De acordo com as informações complementares apresentadas na estatística descritiva, verifica-se que os portos possuem grande variabilidade tanto na infraestrutura portuária quanto em seus resultados operacionais. Além disso, ressalta-se que o Porto de Santos possui a maior infraestrutura portuária e sozinho movimenta aproximadamente metade da carga total dos portos federais. Com base nos resultados obtidos, observa-se que dos quinze portos avaliados no estudo, sete tiveram eficiência máxima (índice igual a 1,00), sendo eles: Porto de Angra dos Reis, Porto de Belém, Porto de Ilhéus, Porto de Itaguaí, Porto de Niterói, Porto de Santos e Terminal Salineiro de Areia Branca. Ademais três apresentaram baixa eficiência (índice de eficiência menor que 0,30), sendo eles: Porto de Fortaleza, Porto de Maceió e Porto de Natal. Finalmente, recomenda-se análises futuras abrangendo variáveis adicionais e um horizonte temporal mais extenso.
Abstract: The port system is crucial for good national development, as it is of great importance in imports and exports, accounting for up to 80% of the transportation of goods. In this context, evaluating efficiency is essential for monitoring and improving the sector's activities. The aim of this study is to evaluate the operational efficiency of Brazilian federal ports between 2019 and 2023. Fifteen federal state-owned ports are currently managed by dock companies. To analyze efficiency, the Data Envelopment Analysis method was used, using the BCC model, which is based on variable returns to scale. As a complement, descriptive statistics were applied, considering mean, median, minimum, maximum, amplitude, standard deviation and coefficient of variation. Five variables were used, three of which were inputs (quay length, berths and depth) and two outputs (gross cargo handled and average mooring time). According to the additional information presented in the descriptive statistics, it can be seen that the ports have great variability in both their port infrastructure and their operational results. It should also be noted that the Port of Santos has the largest port infrastructure and alone handles approximately half of the total cargo of federal ports. Based on the results obtained, it can be seen that of the fifteen ports evaluated in the study, seven had maximum efficiency (index equal to 1.00): Port of Angra dos Reis, Port of Belém, Port of Ilhéus, Port of Itaguaí, Port of Niterói, Port of Santos and Areia Branca Salt Terminal. In addition, three had low efficiency (efficiency index of less than 0.30): Port of Fortaleza, Port of Maceió and Port of Natal. Finally, future analyses are recommended, covering additional variables and a longer time horizon.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.