Título: | Eficiência operacional dos portos federais brasileiros : uma análise de 2019 a 2023 pelo método da análise envoltória de dados |
Autor(es): | Moreira, Vinícius Mário Pacheco |
Orientador(es): | Wilbert, Marcelo Driemeyer |
Assunto: | Análise envoltória de dados (DEA) Portos - administração |
Data de apresentação: | 26-Ago-2024 |
Data de publicação: | 27-Dez-2024 |
Referência: | MOREIRA, Vinícius Mário Pacheco. Eficiência operacional dos portos federais brasileiros: uma análise de 2019 a 2023 pelo método da análise envoltória de dados. 2024. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O sistema portuário é crucial para o bom desenvolvimento nacional, pois este é de grande
relevância nas importações e exportações, chegando a ultrapassar 80% do transporte de
mercadorias. Nesse contexto, a avaliação da eficiência torna-se fundamental para o
monitoramento e aprimoramento das atividades do setor. O presente estudo tem como objetivo
avaliar a eficiência operacional dos portos federais brasileiros durante o período de 2019 a 2023.
Atualmente, há quinze portos estatais federais administrados por Companhias Docas. Para a
análise da eficiência, utilizou-se como ferramenta o método da Análise Envoltória de Dados,
pelo modelo BCC, o qual se baseia em retornos variáveis de escala. Como complemento,
aplicou-se a estatística descritiva, considerando média, mediana, mínimo, máximo, amplitude,
desvio padrão e coeficiente de variação. Foram utilizadas cinco variáveis, sendo três inputs
(extensão do cais, berços e profundidade) e dois outputs (carga bruta movimentada e tempo
médio atracado). De acordo com as informações complementares apresentadas na estatística
descritiva, verifica-se que os portos possuem grande variabilidade tanto na infraestrutura
portuária quanto em seus resultados operacionais. Além disso, ressalta-se que o Porto de Santos
possui a maior infraestrutura portuária e sozinho movimenta aproximadamente metade da carga
total dos portos federais. Com base nos resultados obtidos, observa-se que dos quinze portos
avaliados no estudo, sete tiveram eficiência máxima (índice igual a 1,00), sendo eles: Porto de
Angra dos Reis, Porto de Belém, Porto de Ilhéus, Porto de Itaguaí, Porto de Niterói, Porto de
Santos e Terminal Salineiro de Areia Branca. Ademais três apresentaram baixa eficiência
(índice de eficiência menor que 0,30), sendo eles: Porto de Fortaleza, Porto de Maceió e Porto
de Natal. Finalmente, recomenda-se análises futuras abrangendo variáveis adicionais e um
horizonte temporal mais extenso. |
Abstract: | The port system is crucial for good national development, as it is of great importance in imports
and exports, accounting for up to 80% of the transportation of goods. In this context, evaluating
efficiency is essential for monitoring and improving the sector's activities. The aim of this study
is to evaluate the operational efficiency of Brazilian federal ports between 2019 and 2023.
Fifteen federal state-owned ports are currently managed by dock companies. To analyze
efficiency, the Data Envelopment Analysis method was used, using the BCC model, which is
based on variable returns to scale. As a complement, descriptive statistics were applied,
considering mean, median, minimum, maximum, amplitude, standard deviation and coefficient
of variation. Five variables were used, three of which were inputs (quay length, berths and
depth) and two outputs (gross cargo handled and average mooring time). According to the
additional information presented in the descriptive statistics, it can be seen that the ports have
great variability in both their port infrastructure and their operational results. It should also be
noted that the Port of Santos has the largest port infrastructure and alone handles approximately
half of the total cargo of federal ports. Based on the results obtained, it can be seen that of the
fifteen ports evaluated in the study, seven had maximum efficiency (index equal to 1.00): Port
of Angra dos Reis, Port of Belém, Port of Ilhéus, Port of Itaguaí, Port of Niterói, Port of Santos
and Areia Branca Salt Terminal. In addition, three had low efficiency (efficiency index of less
than 0.30): Port of Fortaleza, Port of Maceió and Port of Natal. Finally, future analyses are
recommended, covering additional variables and a longer time horizon. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024. |
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