Título: | Melius : game design de um jogo Metroidvania |
Autor(es): | Rosário, Isabela Leal do Resende, Ralison Marçal |
Orientador(es): | Silva, Tiago Barros Pontes e |
Assunto: | Jogos - desenvolvimento Jogos eletrônicos Personagens - construção |
Data de apresentação: | 3-Set-2024 |
Data de publicação: | 20-Dez-2024 |
Referência: | ROSÁRIO, Isabela Leal do; RESENDE, Ralison Marçal. Melius: game design de um jogo Metroidvania. 2024. 265 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O presente relatório descreve de forma detalhada como se deu o processo de Design,
mais especificamente Game Design, para a criação do jogo eletrônico Melius. Ao longo do
relatório, descrevemos cada uma das etapas envolvidas no processo de desenvolvimento,
detalhando como ocorreram e sua importância para a criação do jogo, entre elas, a concepção e
definição do jogo, a pesquisa de referências, a definição das regras e mecânicas, a criação de
mapas, cenários, personagens e animações. A ideia do projeto surgiu no contexto da disciplina
Design de Jogos, ofertada pelo Departamento de Design na Universidade de Brasília. Tínhamos
como objetivo a criação de um jogo do gênero Metroidvania que fosse divertido e
proporcionasse uma experiência completa para o jogador, e, ao mesmo tempo, experimentar e
aprender sobre o desenvolvimento de jogos e as áreas do Design envolvidas nesse processo. Ao
final da disciplina de Design de Jogos, alcançamos um resultado satisfatório: um Metroidvania
com início, meio e fim, que oferece uma experiência divertida ao jogador. No entanto,
identificamos, através de uma série de testes, diversas áreas que poderiam ser aprimoradas para
tornar a experiência de gameplay mais agradável ao jogador. Com isso, iniciamos um ciclo de
revisão, buscando melhorar esses aspectos e expandir o escopo do projeto, chegando assim à
uma segunda versão do jogo, que, embora ainda não esteja completa, já possibilita avaliar
algumas melhorias no gameplay. |
Abstract: | This article describes in detail how the design process, more specifically game design
processes took place for the creation of the videogame Melius. We describe in depth, throughout
the article, each of the phases involved in the development process, detailing how they unfolded
and their importance for the creation of the game, including the conception and definition of
the game, research of references, definition of rules and mechanics, creation of maps, scenarios,
characters and animations. The idea for the project came about in the context of the Design de
Jogos course, offered by the Design Department at the Universidade de Brasília. Our goal was
to create a game in the Metroidvania genre that would be fun and provide a complete experience
for the player, while at the same time experimenting and learning about game development and
the Design subjects involved in this process. At the end of the Design de Jogos course, we
achieved a satisfactory result: a Metroidvania with a beginning, middle and end, which offers a
fun experience for the player. However, through a series of tests, we identified a number of
areas that could be improved to make the gameplay experience more enjoyable for the player.
So we began a revision cycle, seeking to improve these aspects and expand the scope of the
project, thus arriving at a second version of the game, which although not yet complete, already
makes it possible to evaluate some gameplay improvements. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, habilitação em Programação Visual, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Desenho Industrial - Programação Visual
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