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Título: Melius : game design de um jogo Metroidvania
Autor(es): Rosário, Isabela Leal do
Resende, Ralison Marçal
Orientador(es): Silva, Tiago Barros Pontes e
Assunto: Jogos - desenvolvimento
Jogos eletrônicos
Personagens - construção
Data de apresentação: 3-Set-2024
Data de publicação: 20-Dez-2024
Referência: ROSÁRIO, Isabela Leal do; RESENDE, Ralison Marçal. Melius: game design de um jogo Metroidvania. 2024. 265 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O presente relatório descreve de forma detalhada como se deu o processo de Design, mais especificamente Game Design, para a criação do jogo eletrônico Melius. Ao longo do relatório, descrevemos cada uma das etapas envolvidas no processo de desenvolvimento, detalhando como ocorreram e sua importância para a criação do jogo, entre elas, a concepção e definição do jogo, a pesquisa de referências, a definição das regras e mecânicas, a criação de mapas, cenários, personagens e animações. A ideia do projeto surgiu no contexto da disciplina Design de Jogos, ofertada pelo Departamento de Design na Universidade de Brasília. Tínhamos como objetivo a criação de um jogo do gênero Metroidvania que fosse divertido e proporcionasse uma experiência completa para o jogador, e, ao mesmo tempo, experimentar e aprender sobre o desenvolvimento de jogos e as áreas do Design envolvidas nesse processo. Ao final da disciplina de Design de Jogos, alcançamos um resultado satisfatório: um Metroidvania com início, meio e fim, que oferece uma experiência divertida ao jogador. No entanto, identificamos, através de uma série de testes, diversas áreas que poderiam ser aprimoradas para tornar a experiência de gameplay mais agradável ao jogador. Com isso, iniciamos um ciclo de revisão, buscando melhorar esses aspectos e expandir o escopo do projeto, chegando assim à uma segunda versão do jogo, que, embora ainda não esteja completa, já possibilita avaliar algumas melhorias no gameplay.
Abstract: This article describes in detail how the design process, more specifically game design processes took place for the creation of the videogame Melius. We describe in depth, throughout the article, each of the phases involved in the development process, detailing how they unfolded and their importance for the creation of the game, including the conception and definition of the game, research of references, definition of rules and mechanics, creation of maps, scenarios, characters and animations. The idea for the project came about in the context of the Design de Jogos course, offered by the Design Department at the Universidade de Brasília. Our goal was to create a game in the Metroidvania genre that would be fun and provide a complete experience for the player, while at the same time experimenting and learning about game development and the Design subjects involved in this process. At the end of the Design de Jogos course, we achieved a satisfactory result: a Metroidvania with a beginning, middle and end, which offers a fun experience for the player. However, through a series of tests, we identified a number of areas that could be improved to make the gameplay experience more enjoyable for the player. So we began a revision cycle, seeking to improve these aspects and expand the scope of the project, thus arriving at a second version of the game, which although not yet complete, already makes it possible to evaluate some gameplay improvements.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, habilitação em Programação Visual, 2024.
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Aparece na Coleção:Desenho Industrial - Programação Visual



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