Título: | Análise do desempenho acadêmico dos estudantes de Engenharia Computação da Universidade de Brasília |
Autor(es): | Vaz, Italo Franklin C. |
Orientador(es): | Holanda, Maristela Terto de |
Assunto: | Cotas raciais - universidades Cotas sociais - universidades Universidade de Brasília (UnB) - sistema de cotas |
Data de apresentação: | 20-Set-2024 |
Data de publicação: | 18-Dez-2024 |
Referência: | VAZ, Italo Franklin C.. Análise do desempenho acadêmico dos estudantes de Engenharia Computação da Universidade de Brasília. 2024. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | A Lei 12.711/2012, conhecida como a Lei de Cotas, foi implementada no Brasil com o
objetivo de ampliar o acesso à educação superior para pessoas pretas, pardas, indígenas,
de escola pública e portadoras de deficiência física. A implementação foi gradual, de
maneira que em 2013 a reserva teria de ser 12,5%, atingindo os 50% das vagas reservadas
em 2016. A lei busca corrigir desigualdades sociais e raciais e promover maior inclusão
no ensino superior.
No contexto da Universidade de Brasília, este trabalho buscou entender o desempenho
dos alunos cotistas e não cotistas que foram beneficiados pela Lei das Cotas, foram anal isados os dados referentes ao curso de Engenharia de Computação. Utilizando ferramentas
de visualização e análise de dados, a análise focou-se em três fases distintas: o ingresso
dos alunos no curso, o desempenho nas disciplinas iniciais e análise dos fatores que podem
causar a evasão dos alunos. Além disso, também foi realizada a análise por sexo.
Por meio de algoritmos de predição baseados em aprendizado de máquina, observou-se
o padrão de evasão dos alunos do curso e identificaram-se os principais fatores que podem
contribuir com à desistência. Além disso, foi possível apontar áreas que necessitam de
maior atenção e melhorias, especialmente relacionadas às disciplinas iniciais cursadas pelos
estudantes. |
Abstract: | Law 12.711/2012, known as the Quota Law, was implemented in Brazil to expand access
to higher education for Black, Brown, Indigenous students, those from public schools, and
individuals with physical disabilities. The implementation was gradual, beginning with
a 12.5% seat reservation in 2013, reaching 50% by 2016. The law aims to address social
and racial inequalities and promote greater inclusion in higher education.
In the context of the University of Brasília, this study aimed to understand the perfor mance of both quota and non-quota students who benefited from the Quota Law, with a
focus on the Computer Engineering program. Using data visualization and analysis tools,
the research examined three distinct phases: student enrollment, performance in initial
courses, and factors contributing to student dropout. Additionally, an analysis by gender
was conducted.
Through machine learning prediction algorithms, patterns of student dropout were
identified, along with key factors that may contribute to attrition. Furthermore, areas
requiring greater attention and improvement were highlighted, particularly in relation to
the initial courses taken by students. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia da Computação
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