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Título: Análise do desempenho acadêmico dos estudantes de Engenharia Computação da Universidade de Brasília
Autor(es): Vaz, Italo Franklin C.
Orientador(es): Holanda, Maristela Terto de
Assunto: Cotas raciais - universidades
Cotas sociais - universidades
Universidade de Brasília (UnB) - sistema de cotas
Data de apresentação: 20-Set-2024
Data de publicação: 18-Dez-2024
Referência: VAZ, Italo Franklin C.. Análise do desempenho acadêmico dos estudantes de Engenharia Computação da Universidade de Brasília. 2024. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A Lei 12.711/2012, conhecida como a Lei de Cotas, foi implementada no Brasil com o objetivo de ampliar o acesso à educação superior para pessoas pretas, pardas, indígenas, de escola pública e portadoras de deficiência física. A implementação foi gradual, de maneira que em 2013 a reserva teria de ser 12,5%, atingindo os 50% das vagas reservadas em 2016. A lei busca corrigir desigualdades sociais e raciais e promover maior inclusão no ensino superior. No contexto da Universidade de Brasília, este trabalho buscou entender o desempenho dos alunos cotistas e não cotistas que foram beneficiados pela Lei das Cotas, foram anal isados os dados referentes ao curso de Engenharia de Computação. Utilizando ferramentas de visualização e análise de dados, a análise focou-se em três fases distintas: o ingresso dos alunos no curso, o desempenho nas disciplinas iniciais e análise dos fatores que podem causar a evasão dos alunos. Além disso, também foi realizada a análise por sexo. Por meio de algoritmos de predição baseados em aprendizado de máquina, observou-se o padrão de evasão dos alunos do curso e identificaram-se os principais fatores que podem contribuir com à desistência. Além disso, foi possível apontar áreas que necessitam de maior atenção e melhorias, especialmente relacionadas às disciplinas iniciais cursadas pelos estudantes.
Abstract: Law 12.711/2012, known as the Quota Law, was implemented in Brazil to expand access to higher education for Black, Brown, Indigenous students, those from public schools, and individuals with physical disabilities. The implementation was gradual, beginning with a 12.5% seat reservation in 2013, reaching 50% by 2016. The law aims to address social and racial inequalities and promote greater inclusion in higher education. In the context of the University of Brasília, this study aimed to understand the perfor mance of both quota and non-quota students who benefited from the Quota Law, with a focus on the Computer Engineering program. Using data visualization and analysis tools, the research examined three distinct phases: student enrollment, performance in initial courses, and factors contributing to student dropout. Additionally, an analysis by gender was conducted. Through machine learning prediction algorithms, patterns of student dropout were identified, along with key factors that may contribute to attrition. Furthermore, areas requiring greater attention and improvement were highlighted, particularly in relation to the initial courses taken by students.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2024.
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