Título: | Crenças sobre a aprendizagem do espanhol como língua estrangeira : é fácil um brasileiro aprender espanhol? |
Autor(es): | Souza, Gabriela Santana de |
Orientador(es): | Capilla, María Carolina Calvo |
Assunto: | Língua espanhola - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 2024 |
Data de publicação: | 17-Dez-2024 |
Referência: | SOUZA, Gabriela Santana de. Crenças sobre a aprendizagem do espanhol como língua estrangeira: é fácil um brasileiro aprender espanhol?. 2024. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Espanhol) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O presente trabalho aborda a crença da facilidade da aprendizagem do espanhol como língua
estrangeira (ELE). A pesquisa teve como objetivo principal, analisar a experiência dos alunos
do início e final do curso de Letras Espanhol na Universidade de Brasília (UnB), respeito da
aprendizagem de uma língua próxima do português como é o espanhol, e se este fato está
relacionado com o mito da facilidade. Metodologicamente, esta pesquisa se enquadra no
procedimento qualitativo, e para a coleta de dados aplicamos um questionário online com
perguntas abertas e fechadas. As respostas dos participantes permitiram identificar as principais
dificuldades e estratégias na aprendizagem de ELE, comparar as respostas dos estudantes dos
semestres iniciais com as de estudantes dos semestres finais do curso e avaliar se existem
mudanças, assim como o papel do professor nesse processo. Dentre as conclusões mais
relevantes está a ausência de diferenças nas opiniões dos estudantes de início e de fim de
carreira quanto ao mito da facilidade do espanhol, com o qual não concordaram. Por último,
alguns dos participantes mencionaram que, com um conhecimento mais aprofundado do
espanhol, o parecido com português se torna, em muitas ocasiões, um problema. |
Resumén: | El presente trabajo aborda la creencia en la facilidad del aprendizaje del español como lengua
extranjera (ELE). La investigación tuvo como objetivo principal analizar la experiencia de los
estudiantes al inicio y al final del curso de Letras Español en la Universidad de Brasilia (UnB),
con respecto al aprendizaje de una lengua cercana al portugués como es el español, y si este
hecho está relacionado con el mito de la facilidad. Metodológicamente, esta investigación se
enmarca en un enfoque cualitativo y para la recolección de datos aplicamos un cuestionario en
línea con preguntas abiertas y cerradas. Las respuestas de los participantes permitieron
identificar las principales dificultades y estrategias en el aprendizaje de ELE, comparar las
respuestas de los estudiantes de los primeros semestres con las de los estudiantes de los últimos
semestres del curso y evaluar si existen cambios, así como el papel del profesor en este proceso.
Entre las conclusiones más relevantes se encuentra la falta de diferencias en las opiniones de
los estudiantes al inicio y al final de la carrera con respecto al mito de la facilidad del español,
con el cual no estuvieron de acuerdo. Por último, algunos de los participantes mencionaron que,
con un conocimiento más profundo del español, la similitud con el portugués se convierte, en
muchas ocasiones, en un problema. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Espanhol
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.