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dc.contributor.advisorLustosa, Paulo Roberto Barbosa-
dc.contributor.authorFrasão, Igor Palmeira-
dc.identifier.citationFRASÃO, Igor Palmeira. Emissões de carbono dos veículos motorizados do Distrito Federal. 2024. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso aborda a emissão de carbono pelos veículos motorizados no Distrito Federal (DF), analisando as externalidades negativas causadas por essas emissões. A pesquisa foi estruturada sob a ótica de uma “empresa fictícia”, agrupando todos os veículos em um único balanço total de emissão, facilitando a análise contábil. Com o crescente foco das empresas em relatórios financeiros baseados na sustentabilidade, este estudo evidencia a importância de mensurar as emissões de carbono não apenas em termos sociais, mas também financeiros, demonstrando os direitos e obrigações ambientais das entidades empresariais. A análise revelou que os veículos no DF contribuem de forma significativa para as emissões de carbono, com a frota rodoviária sendo uma das principais fontes de poluição atmosférica na região. O estudo identificou que categorias como caminhonetes e caminhões, embora menos numerosas, têm um impacto proporcionalmente elevado nas emissões totais. Estes resultados reforçam a necessidade de políticas públicas voltadas para a renovação da frota e a adoção de tecnologias mais limpas, como veículos elétricos, além de uma maior responsabilização contábil das empresas pelas suas emissões. Conclui-se que a contabilidade desempenha um papel crucial na promoção da sustentabilidade, ao fornecer ferramentas para a quantificação e relato das emissões de carbono, influenciando diretamente as decisões estratégicas das empresas. O trabalho também aponta para a necessidade de estudos futuros que aprimorem a precisão das estimativas de emissões e explorem os impactos econômicos e sociais delas, além da aplicação prática das normas IFRS de sustentabilidade no Brasil.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCarbonopt_BR
dc.subject.keywordContabilidade ambientalpt_BR
dc.subject.keywordSustentabilidadept_BR
dc.subject.keywordVeículospt_BR
dc.titleEmissões de carbono dos veículos motorizados do Distrito Federalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-17T12:00:18Z-
dc.date.available2024-12-17T12:00:18Z-
dc.date.submitted2024-09-13-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40983-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This undergraduate thesis addresses carbon emissions from motor vehicles in the Federal District (DF), analyzing the negative externalities caused by these emissions. The research is structured from the perspective of a "fictitious company," grouping all vehicles into a single total emission balance, facilitating accounting analysis. With the increasing focus of companies on sustainability-based financial reports, this study highlights the importance of measuring carbon emissions not only in social but also in financial terms, elucidating the environmental rights and obligations of business entities. The analysis revealed that vehicles in the DF significantly contribute to carbon emissions, with the road fleet being one of the main sources of atmospheric pollution in the region. The study identified that categories such as pickup trucks and heavy vehicles, although less numerous, have a disproportionately high impact on total emissions. These results reinforce the need for public policies focused on fleet renewal and the adoption of cleaner technologies, such as electric vehicles, in addition to greater corporate accountability for emissions. It is concluded that accounting plays a crucial role in promoting sustainability by providing tools for the quantification and reporting of carbon emissions, directly influencing companies' strategic decisions. The study also highlights the need for future research to improve the accuracy of emission estimates and explore the economic and social impacts, as well as the practical application of IFRS sustainability standards in Brazil.pt_BR
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