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dc.contributor.advisorSantos, Wildson Luiz Pereira dos-
dc.contributor.authorMenezes, Juliana de Cássia Pereira-
dc.identifier.citationMENEZES, Juliana de Cássia Pereira. Aulas de educação ambiental extracurricular no ensino médio: relato de uma experiência. 2012. iv, 32 f. Monografia (Licenciatura em Química)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2012.en
dc.description.abstractO trabalho foi elaborado de acordo com os princípios norteados pela Educação Ambiental. O projeto de consumismo desenvolvido com alunos de uma escola privada teve como principal objetivo alertá-los quanto a crise ambiental e o consumo desenfreado. A partir dos fundamentos da Educação Ambiental foi possível a elaboração de um projeto que buscasse sensibilizar os estudantes acerca das questões sociais, além de colocá-los em uma posição de reflexão frente a situação. Em princípio, aborda-se os movimentos ambientalista governamentais e não- governamentais que marcaram as primeiras grandes reuniões que se preocupavam em elaborar programas de educação ambiental. Adiante, a educação ambiental tão almejada nesses encontros tem seus objetivos e princípios definidos com base na conscientização, conhecimentos, atitudes, habilidades, capacidade de avaliação e participação do indivíduo.Entretanto, essa nova política deparou-se com um sistema escolar deturpado, cujo o foco não está na formação moral e ética do estudante, mas sim em um método de ensino reducionista e conteudista visando, principalmente, no ingresso do estudante nas universidades federais. É inevitável que os alunos enxerguem a realidade da maioria como algo distante e imutável, se as próprias instituições não estão preocupadas com esse quadro. O projeto conseguiu não apenas atingir os estudantes, mas expor para a própria escola o interesse do aluno acerca do tema pouco disseminado em sala, a educação ambiental. Os professores não podem pregar a transformação do mundo, sem antes mudarem a sua conduta dentro das salas de aula. O trabalho desmistifica a relação homem-natureza tratando-a como de intensa interação de transformação e dependência mútua. Além disso, conta também com uma análise individual das aula ministras e uma análise geral crítica do projeto, examinando quais os pensamentos dos estudantes e o grau de engajamento que cada um tem com o meio ambiente.Para isso utilizamos vídeos, pesquisas, textos e questionários que ajudaram na conclusão do mini-curso e estão em anexo.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordConservação da naturezaen
dc.subject.keywordEducação ambientalen
dc.titleAulas de educação ambiental extracurricular no ensino médio : relato de uma experiênciaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-11-23T12:41:12Z-
dc.date.available2012-11-23T12:41:12Z-
dc.date.issued2012-11-23T12:41:12Z-
dc.date.submitted2012-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/4096-
dc.language.isoPortuguêsen
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