Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40939
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_PedroHenriqueMedeirosSantos_tcc.pdf449,25 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Diferencial salarial entre formais e informais no Brasil : uma análise de impacto da pandemia de 2020
Autor(es): Santos, Pedro Henrique Medeiros dos
Orientador(es): Zoghbi, Ana Carolina Pereira
Assunto: Mercado de trabalho
Salários
Trabalho informal
Data de apresentação: 27-Set-2024
Data de publicação: 12-Dez-2024
Referência: SANTOS, Pedro Henrique Medeiros dos. Diferencial salarial entre formais e informais no Brasil: uma análise de impacto da pandemia de 2020. 2024. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar o impacto da pandemia de 2020 no diferencial de rendimentos de trabalhadores formais e informais. Para tanto, considerando a literatura existente sobre o tema, optou-se pela abordagem metodológica da combinação de um balanceamento por propensity score matching com o procedimento de diferenças em diferenças para identificar os efeitos médios de tratamento sobre os tratados que indicam alterações no diferencial entre ambos os grupos. Os resultados apontam para uma heterogeneidade do impacto no setor informal, com consequências notadamente negativas para os trabalhadores domésticos e do setor privado. Não foram encontrados indícios de alteração significativa para indivíduos posicionados como empregadores e conta própria.
Abstract: The objective of this study is to investigate the impact of the 2020 pandemic on the earnings differential between formal and informal workers. To this end, considering the existing literature on the subject, the methodological approach chosen was the combination of propensity score matching with the differences-in-differences procedure to identify the average treatment effects on the treated, indicating changes in the differential between both groups. The results point to a heterogeneity of impact in the informal sector, with notably negative consequences for domestic and private sector workers. No significant changes were found for individuals positioned as employers and self-employed.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.