Título: | Mensuração da qualidade do transporte público coletivo de ônibus do Distrito Federal sob a perspectiva dos usuários |
Autor(es): | Maciel, Italo Duarte |
Orientador(es): | Leitão, Fabrício Oliveira |
Assunto: | Transporte público Mobilidade urbana Distrito Federal (DF) - transporte público Qualidade nos serviços |
Data de apresentação: | 13-Jun-2024 |
Data de publicação: | 12-Dez-2024 |
Referência: | MACIEL, Italo Duarte. Mensuração da qualidade do transporte público coletivo de ônibus do Distrito Federal sob a perspectiva dos usuários. 2024. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este estudo buscou identificar a percepção dos usuários em relação à qualidade dos
serviços de transporte público coletivo prestados pelas companhias de ônibus do
Distrito Federal com o suporte da Análise SERVQUAL, onde foram analisados as
expectativas e percepções em relação a diversos aspectos, tais como confiabilidade,
empatia, tangibilidade, segurança e responsividade. O procedimento técnico adotado
foi uma Survey com 711 usuários. O estudo destaca a importância de um transporte
público de qualidade para toda a comunidade, enfatizando a necessidade de ações
para assegurar uma mobilidade urbana eficiente e satisfatória. Os resultados apontam
para uma insatisfação entre os usuários, evidenciando áreas de deficiência na
prestação de serviços das companhias de ônibus. Tal constatação salienta a
necessidade de melhorias nos serviços de transporte público, visando atender às
expectativas e necessidades dos usuários. São necessárias mais pesquisas para
identificar pontos específicos de melhoria e pressionar as empresas a implementarem
mudanças positivas. Com os resultados encontrados, também foi possível sugerir
melhorias da segurança, da acessibilidade e da frequência dos ônibus, visando
aumentar a satisfação dos usuários e promover uma mobilidade urbana eficiente e
inclusiva no Distrito Federal. |
Abstract: | This study aimed to identify users' perceptions regarding the quality of public collective
transportation services provided by bus companies in the Federal District, supported
by the SERVQUAL Analysis. Expectations and perceptions regarding various aspects
such as reliability, empathy, tangibility, safety, and responsiveness were analyzed. The
technical procedure adopted was a survey with 711 users. The study highlights the
importance of quality public transportation for the entire community, emphasizing the
need for actions to ensure efficient and satisfactory urban mobility. The results point to
dissatisfaction among users, highlighting areas of deficiency in the services provided
by bus companies. This finding underscores the need for improvements in public
transportation services to meet users' expectations and needs. Further research is
necessary to identify specific areas for improvement and to pressure companies to
implement positive changes. With the results obtained, it was also possible to suggest
improvements in safety, accessibility, and bus frequency, aiming to increase user
satisfaction and promote efficient and inclusive urban mobility in the Federal District. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.