Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40934
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_ItaloDuarteMaciel_tcc.pdf2,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Mensuração da qualidade do transporte público coletivo de ônibus do Distrito Federal sob a perspectiva dos usuários
Autor(es): Maciel, Italo Duarte
Orientador(es): Leitão, Fabrício Oliveira
Assunto: Transporte público
Mobilidade urbana
Distrito Federal (DF) - transporte público
Qualidade nos serviços
Data de apresentação: 13-Jun-2024
Data de publicação: 12-Dez-2024
Referência: MACIEL, Italo Duarte. Mensuração da qualidade do transporte público coletivo de ônibus do Distrito Federal sob a perspectiva dos usuários. 2024. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este estudo buscou identificar a percepção dos usuários em relação à qualidade dos serviços de transporte público coletivo prestados pelas companhias de ônibus do Distrito Federal com o suporte da Análise SERVQUAL, onde foram analisados as expectativas e percepções em relação a diversos aspectos, tais como confiabilidade, empatia, tangibilidade, segurança e responsividade. O procedimento técnico adotado foi uma Survey com 711 usuários. O estudo destaca a importância de um transporte público de qualidade para toda a comunidade, enfatizando a necessidade de ações para assegurar uma mobilidade urbana eficiente e satisfatória. Os resultados apontam para uma insatisfação entre os usuários, evidenciando áreas de deficiência na prestação de serviços das companhias de ônibus. Tal constatação salienta a necessidade de melhorias nos serviços de transporte público, visando atender às expectativas e necessidades dos usuários. São necessárias mais pesquisas para identificar pontos específicos de melhoria e pressionar as empresas a implementarem mudanças positivas. Com os resultados encontrados, também foi possível sugerir melhorias da segurança, da acessibilidade e da frequência dos ônibus, visando aumentar a satisfação dos usuários e promover uma mobilidade urbana eficiente e inclusiva no Distrito Federal.
Abstract: This study aimed to identify users' perceptions regarding the quality of public collective transportation services provided by bus companies in the Federal District, supported by the SERVQUAL Analysis. Expectations and perceptions regarding various aspects such as reliability, empathy, tangibility, safety, and responsiveness were analyzed. The technical procedure adopted was a survey with 711 users. The study highlights the importance of quality public transportation for the entire community, emphasizing the need for actions to ensure efficient and satisfactory urban mobility. The results point to dissatisfaction among users, highlighting areas of deficiency in the services provided by bus companies. This finding underscores the need for improvements in public transportation services to meet users' expectations and needs. Further research is necessary to identify specific areas for improvement and to pressure companies to implement positive changes. With the results obtained, it was also possible to suggest improvements in safety, accessibility, and bus frequency, aiming to increase user satisfaction and promote efficient and inclusive urban mobility in the Federal District.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.