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2024_MarcelRodriguesFrota_tcc.pdf1,93 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorNogueira, Jorge Madeira-
dc.contributor.authorFrota, Marcel Rodrigues-
dc.identifier.citationFROTA, Marcel Rodrigues. Hidrogênio verde no Brasil: simplesmente um produto de exportação ou um estratégico insumo para agregação de valor? 2024. 93 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia tem como objetivo apresentar e refletir a respeito do dilema que surge para o Brasil a partir do desenvolvimento de um mercado global de hidrogênio verde. Ser um exportador de hidrogênio ou usá-lo como insumo em sua indústria? O hidrogênio verde é assim chamado quando a obtenção do gás se dá por meio da eletrólise da água através do uso de energias limpas e renováveis, como a solar fotovoltaica e a eólica. O hidrogênio tem sido considerado alternativa na transição energética que busca substituir combustíveis de matrizes fósseis por aqueles oriundos de matérias-primas limpas, renováveis e não emissoras de CO2. Além do uso como combustível, direta ou indiretamente, o hidrogênio tem aplicações industriais e poderia ser uma alternativa para diminuir a pegada de carbono de variados segmentos, como o siderúrgico, a construção civil e de fertilizantes agrícolas. O Brasil tem vantagem comparativa na produção de hidrogênio verde por causa de seus potenciais na produção de energia elétrica a partir de fontes solar fotovoltaica e eólica. Diante disso, compreender qual caminho o país deveria priorizar em suas estratégias de fomento dessa indústria é relevante para ter clareza da melhor abordagem de desenvolvimento do segmento e para entender como ele poderá impactar as relações comerciais do Brasil nas próximas décadas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordHidrogêniopt_BR
dc.subject.keywordEnergia - fontes alternativaspt_BR
dc.subject.keywordMudanças climáticaspt_BR
dc.titleHidrogênio verde no Brasil : simplesmente um produto de exportação ou um estratégico insumo para agregação de valor?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-12T11:59:22Z-
dc.date.available2024-12-12T11:59:22Z-
dc.date.submitted2024-10-08-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40931-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1This monograph aims to present and reflect on the dilemma that Brazil faces as a result of the development of a global green hydrogen market. Should it be an exporter of hydrogen or use it as an input in its industry? Green hydrogen is so called when the gas is obtained through the electrolysis of water using clean, renewable energies such as solar photovoltaics and wind power. Hydrogen has been considered an alternative in the energy transition that seeks to replace fossil fuels with those from clean, renewable and non-CO2 emitting raw materials. In addition to its use as a fuel, either directly or indirectly, hydrogen has industrial applications and could be an alternative for reducing the carbon footprint of various industries, such as steel, construction and agricultural fertilizers. Brazil has a comparative advantage in the production of green hydrogen because of its potential for producing electricity from solar photovoltaic and wind sources. Given this, understanding which path the country should prioritize in its strategies to promote this industry is relevant to clarify the best approach to developing the segment and to understand how it could impact Brazil's trade relations in the coming decades.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



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