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dc.contributor.advisorCarvalho, José Márcio-
dc.contributor.authorAtaídes, Gabrielly Freitas-
dc.identifier.citationATAÍDES, Gabrielly Freitas. Central de Artesanato do Ceará: um olhar netnográfico no ambiente de interações digitais. 2024. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO Ceará se destaca como um dos Estados mais ricos em cultura e arte no Brasil, celebrado por suas paisagens deslumbrantes e diversidade cultural. Recentemente, o Estado tem se destacado no cenário digital, impulsionado, em especial, pelo artesanato, criando um ambiente de competição virtual. Nesse contexto, a Central de Artesanato do Ceará-CeArt, tem se empenhado cada vez mais em manter a satisfação dos entusiastas do artesanato e fortalecer a interação com seu público. Este estudo teve como objetivo geral avaliar e caracterizar o posicionamento da CeArt em suas redes sociais, bem como examinar o apoio oferecido e incentivo aos artesãos associados CeArt. Utilizando instrumentos etnográficos e a metodologia de netnografia, combinada com observação não participante, foram coletados dados pertinentes. Esses dados foram coletados tanto da conta oficial do Instagram da Central de Artesanato quanto dos perfis de artesãos cadastrados à CeArt. O site institucional 'Rota do Artesão' foi utilizado como suporte para aprimorar a coleta de informações. Portanto, este estudo é classificado como uma pesquisa multicaso exploratória, utilizando métodos qualitativos. A CeArt, se mostra uma organização complexa no mercado digital, mas com baixo engajamento. Os resultados do estudo identificou que, embora haja um setor de consumo ativo no Instagram, há pouca interação, o que revela uma oportunidade de melhorar o uso das redes sociais. Sugere-se que futuras pesquisas comparem a presença digital de artesãos afiliados a outras instituições de artesanato para avaliar o impacto e a influência dessas entidades.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordArtesanatopt_BR
dc.subject.keywordInstagram (Rede social on-line)pt_BR
dc.subject.keywordCeará (CE)pt_BR
dc.subject.keywordComércio - estratégiaspt_BR
dc.titleCentral de Artesanato do Ceará : um olhar netnográfico no ambiente de interações digitaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-11T14:48:16Z-
dc.date.available2024-12-11T14:48:16Z-
dc.date.submitted2024-07-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40916-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Ceará stands out as one of the two most culturally and artistically rich states in Brazil, celebrated for its stunning landscapes and cultural diversity. Recently, the State has stood out in the digital scenario, driven, in particular, by crafts, creating an environment of virtual competition. In this context, the Ceará-CeArt Crafts Center has been increasingly committed to maintaining the satisfaction of craft enthusiasts and strengthening interaction with its public. This study had the general objective of evaluating and characterizing CeArt's positioning in its social networks, as well as examining the support offered and encouragement to artisans associated with CeArt. Using ethnographic instruments and netnography methodology, combined with nonparticipant observation, pertinent data were collected. This data was collected both from Central de Artesanato's official Instagram account and from the profiles of artisans registered with CeArt. The institutional website 'Rota do Artesão' was used as support to improve information collection. Therefore, this study is classified as an exploratory multi-case research, using qualitative methods. CeArt appears to be a complex organization in the digital market, but with low engagement. The results of the study identified that, although there is an active consumer sector on Instagram, there is little interaction, which reveals an opportunity to improve the use of social networks. It is suggested that future research compare the digital presence of artisans affiliated with other craft institutions to assess the impact and influence of these entities.pt_BR
dc.description.abstract2Ceará se destaca como uno de los estados más ricos en cultura y arte de Brasil, famoso por sus impresionantes paisajes y diversidad cultural. Recientemente, el Estado se ha destacado en el escenario digital, impulsado, en particular, por la artesanía, creando un ambiente de competencia virtual. En este contexto, el Centro de Artesanía Ceará-CeArt se ha comprometido cada vez más a mantener la satisfacción de los amantes de la artesanía y fortalecer la interacción con su público. Este estudio tuvo como objetivo general evaluar y caracterizar el posicionamiento del CeArt en sus redes sociales, así como examinar el apoyo ofrecido y el estímulo a los artesanos asociados al CeArt. Utilizando instrumentos etnográficos y metodología de netnografía, combinados con la observación no participante, se recolectaron datos pertinentes. Estos datos fueron recopilados tanto de la cuenta oficial de Instagram de Central de Artesanato como de los perfiles de artesanos registrados en CeArt. Se utilizó el sitio web institucional 'Rota do Artesão' como apoyo para mejorar la recolección de información. Por lo tanto, este estudio se clasifica como una investigación exploratoria de casos múltiples, utilizando métodos cualitativos. CeArt parece ser una organización compleja en el mercado digital, pero con poca participación. Los resultados del estudio identificaron que, si bien existe un sector consumidor activo en Instagram, hay poca interacción, lo que revela una oportunidad para mejorar el uso de las redes sociales. Se sugiere que futuras investigaciones comparen la presencia digital de artesanos afiliados a otras instituciones artesanales para evaluar el impacto y la influencia de estas entidades.pt_BR
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