Título: | Desafios dos surdocegos no ensino superior |
Autor(es): | Barros, Tiago Silva |
Orientador(es): | Santos, Patrícia Tuxi dos |
Assunto: | Surdocegueira Ensino superior |
Data de apresentação: | 20-Set-2024 |
Data de publicação: | 11-Dez-2024 |
Referência: | BARROS, Tiago Silva. Desafios dos surdocegos no ensino superior. 2024. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira - Português como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este artigo se insere na linha de pesquisa Léxico e Terminologia do Laboratório de Linguística de Língua de Sinais (LabLibras), da Universidade de Brasília. Focando em discentes surdocegos, o estudo visa entender a surdocegueira e promover sua inclusão em Instituições de Ensino Superior (IES). Os objetivos específicos são investigar as origens e manifestações da surdocegueira, analisar seus impactos na comunicação e mobilidade, e propor estratégias de inclusão e autonomia. Utilizamos uma abordagem qualitativa com entrevistas, observação participante e análise documental. Foram entrevistados discentes surdocegos, guias-intérpretes, professores e membros da equipe técnica. A análise revelou barreiras como a falta de acessibilidade, recursos humanos especializados e apoio acadêmico, além de destacar histórias de sucesso. Para enfrentar esses desafios, propomos o treinamento contínuo de docentes, seleção criteriosa de guias-intérpretes e adaptação de materiais didáticos. As questões levantadas incluem a formação da equipe docente, a seleção dos guias-intérpretes e a adaptação de materiais. A inclusão de estudantes surdocegos requer adaptações tecnológicas, treinamento e apoio emocional, criando um ambiente acadêmico inclusivo. |
Abstract: | This article is part of the Lexicon and Terminology research line of the Sign Language Linguistics Laboratory (LabLibras), at the University of Brasília. Focusing on deafblind students, the study aims to understand deafblindness and promote its inclusion in Higher Education Institutions (HEIs). The specific objectives are to investigate the origins and manifestations of deafblindness, analyze its impacts on communication and mobility, and propose strategies for inclusion and autonomy. We used a qualitative approach with interviews, participant observation and document analysis. Deafblind students, interpreter guides, teachers and members of the technical team were interviewed. The analysis revealed barriers such as the lack of accessibility, specialized human resources and academic support, in addition to highlighting success stories. To face these challenges, we propose continuous training of teachers, careful selection of interpreter-guides and adaptation of teaching materials. The issues raised include the training of the teaching team, the selection of interpreter guides and the adaptation of materials. The inclusion of deafblind students requires technological adaptations, training and emotional support, creating an inclusive academic environment. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2024. |
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Aparece na Coleção: | Letras - Língua de Sinais Brasileira / Português como Segunda Língua
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