Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40893
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_AlinaBeatrizCordeiroSilva_tcc.pdf852,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Complexidade econômica dos países e seu uso de recursos naturais : perspectiva da produção vs perspectiva do consumo
Autor(es): Silva, Alina Beatriz Cordeiro da
Orientador(es): Cechin, Andrei Domingues
Assunto: Desenvolvimento sustentável
Recursos naturais
Política ambiental
Data de apresentação: 19-Set-2024
Data de publicação: 11-Dez-2024
Referência: SILVA, Alina Beatriz Cordeiro da. Complexidade econômica dos países e seu uso de recursos naturais: perspectiva da produção vs perspectiva do consumo. 2024. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho investiga a relação entre a complexidade econômica dos países e o uso de recursos naturais, analisando as perspectivas de produção (DMC - Domestic Material Consumption) e consumo (MF - Material Footprint). Os resultados demonstram que, embora a complexidade econômica apresente uma relação positiva com o aumento do uso de materiais, tanto para a produção quanto para o consumo, essa relação não se mostrou estatisticamente significativa, questionando sua relevância como variável explicativa no metabolismo socioeconômico global. Além disso, os achados tendem a apresentar os padrões de comportamento da teoria da Curva de Kuznets Ambiental (CKA), indicando que o crescimento econômico inicial tende a aumentar o consumo de recursos, mas com limitações à medida que as políticas ambientais afetam de maneira distinta o setor produtivo e a demanda final. Ao mesmo tempo que coloca em xeque seu próprio caminho metodológico, principalmente para a variável de Pegada Material, com relação ao tratamento da colinearidade entre as variáveis de renda, que pode ter influenciado seu resultado controverso. O estudo destaca, ainda, que, diante das restrições ambientais globais, países em desenvolvimento não podem seguir o mesmo caminho de industrialização dos países desenvolvidos sem consequências ambientais severas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.