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Título: Growth Hacking e Growth Marketing nas Startups : perspectivas da ciência e do mercado para a proposição de um framework
Autor(es): Souza, Arthur Barcelos de
Orientador(es): Santos, Maíra Rocha
Assunto: Startup
Framework
Teoria do Enfoque Meta Analítico
Data de apresentação: 10-Set-2024
Data de publicação: 10-Dez-2024
Referência: SOUZA, Arthur Barcelos de. Growth Hacking e Growth Marketing nas Startups: perspectivas da ciência e do mercado para a proposição de um framework. 2024. 204 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O crescimento acelerado das Startups de tecnologia é uma questão complexa que abrange diversas áreas da empresa. O marketing desempenha um papel importante nesse crescimento, e uma vertente específica, o Growth Marketing, ainda carece de estudos científicos aprofundados. Este trabalho tem como objetivo o de criar o conceito unificado de Growth Hacking e Growth Marketing entre a literatura e o mercado e produzir um framework exploratório e aplicado sobre Growth Marketing validado pelo mercado. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura utilizando a Teoria do Enfoque Meta Analítico (TEMAC), analisando artigos na base de dados WoS. Além disso, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com especialistas de mercado para complementar os achados. Os resultados revelaram que o conceito unificado de Growth Hacking vai além da abordagem convencional de marketing, alinhando-se com a filosofia Lean, análise de dados e experimentação contínua para identificar alavancas de crescimento rápido e sustentável. Essa abordagem se baseia em um ciclo contínuo de testes hipotético-dedutivos, focando no cliente e integrando-se à gestão como um todo. Esse ciclo envolve a formulação de hipóteses de crescimento utilizando ferramentas e estratégias inovadoras para criar, testar e otimizar processos, sempre buscando o melhor custo-benefício, resultados mensuráveis e oportunidades. Os resultados obtidos são analisados e transformados em conhecimento aplicável para impulsionar o crescimento da empresa, retroalimentando o ciclo e inspirando novas hipóteses e contínua otimização do desempenho organizacional em busca de crescimento sustentável. A abordagem holística do Growth Hacking reforça a eficácia da filosofia Lean e oferece uma estrutura dinâmica e adaptativa para impulsionar o sucesso empresarial. O Growth Marketing, por sua vez, é definido como o Growth Hacking aplicado ao Marketing, focando em encontrar alavancas de crescimento sustentáveis a longo prazo, com o cliente no centro e gerando muito valor para ele. Seu escopo é geralmente limitado ao marketing, com foco na aquisição e retenção de clientes (topo de funil). Para encontrar essas alavancas de crescimento, é necessário criar e executar estratégias de marketing, muitas vezes derivadas do marketing tradicional, analisar dados para aprendizado rápido, identificar oportunidades, criar hipóteses de crescimento, testar, analisar os dados dos testes, criar novas hipóteses e repetir o ciclo. Ferramentas digitais de marketing são utilizadas para automatizar a coleta, visualização e armazenamento de dados, proporcionando um aprendizado rápido, muitas vezes em tempo real. Assim, este estudo apresenta os conceitos de Growth Hacking e Growth Marketing, além de um framework prático destinado a inspirar profissionais de Growth a obterem maior sucesso em suas estratégias.
Abstract: The accelerated Growth of technology Startups is a complex issue that encompasses various areas of the company. Marketing plays a crucial role in this Growth, and a specific branch known as Growth Marketing still lacks in-depth scientific studies. This study aims to create a unified concept of Growth Hacking and Growth Marketing between the literature and the market, and produce an exploratory and applied framework on Growth Marketing validated by the market.. Additionally, semistructured interviews were conducted with market experts to complement the findings. The results revealed that the unified concept of Growth Hacking transcends the conventional marketing approach, aligning with the Lean philosophy, data analysis, and continuous experimentation to identify rapid and sustainable Growth levers. This approach is based on a continuous cycle of hypothetical-deductive tests, focusing on the customer and integrating into overall management. This cycle involves formulating Growth hypotheses using innovative tools and strategies to create, test, and optimize processes, always seeking the best cost-benefit, measurable results, and opportunities. The results are analyzed and transformed into applicable knowledge to drive the company's Growth, feeding back into the cycle and inspiring new hypotheses and continuous optimization of organizational performance in pursuit of sustainable Growth. The holistic approach of Growth Hacking reinforces the effectiveness of the Lean philosophy and offers a dynamic and adaptive framework to drive business success. Growth Marketing, in turn, is defined as Growth Hacking applied to Marketing, focusing on finding long-term sustainable Growth levers, with the customer at the center and generating significant value for them. Its scope is generally limited to marketing, focusing on customer acquisition and retention (top of the funnel). To find these Growth levers, it is necessary to create and execute marketing strategies, often derived from traditional marketing, analyze data for rapid learning, identify opportunities, create Growth hypotheses, test, analyze test data, create new hypotheses, and repeat the cycle. Digital marketing tools are used to automate data collection, visualization, and storage, providing faster learning, often in real-time. Thus, this study presents the concepts of Growth Hacking and Growth Marketing, as well as a practical framework aimed at inspiring Growth professionals to achieve greater success in their strategies.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024.
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