Título: | Growth Hacking e Growth Marketing nas Startups : perspectivas da ciência e do mercado para a proposição de um framework |
Autor(es): | Souza, Arthur Barcelos de |
Orientador(es): | Santos, Maíra Rocha |
Assunto: | Startup Framework Teoria do Enfoque Meta Analítico |
Data de apresentação: | 10-Set-2024 |
Data de publicação: | 10-Dez-2024 |
Referência: | SOUZA, Arthur Barcelos de. Growth Hacking e Growth Marketing nas Startups: perspectivas da ciência e do mercado para a proposição de um framework. 2024. 204 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O crescimento acelerado das Startups de tecnologia é uma questão complexa que
abrange diversas áreas da empresa. O marketing desempenha um papel importante
nesse crescimento, e uma vertente específica, o Growth Marketing, ainda carece de
estudos científicos aprofundados. Este trabalho tem como objetivo o de criar o conceito unificado de Growth Hacking e Growth Marketing entre a literatura e o mercado
e produzir um framework exploratório e aplicado sobre Growth Marketing validado
pelo mercado. Para isso, foi realizada uma revisão da literatura utilizando a Teoria
do Enfoque Meta Analítico (TEMAC), analisando artigos na base de dados WoS.
Além disso, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com especialistas de
mercado para complementar os achados. Os resultados revelaram que o conceito
unificado de Growth Hacking vai além da abordagem convencional de marketing,
alinhando-se com a filosofia Lean, análise de dados e experimentação contínua para
identificar alavancas de crescimento rápido e sustentável. Essa abordagem se baseia em um ciclo contínuo de testes hipotético-dedutivos, focando no cliente e integrando-se à gestão como um todo. Esse ciclo envolve a formulação de hipóteses de
crescimento utilizando ferramentas e estratégias inovadoras para criar, testar e otimizar processos, sempre buscando o melhor custo-benefício, resultados mensuráveis e oportunidades. Os resultados obtidos são analisados e transformados em conhecimento aplicável para impulsionar o crescimento da empresa, retroalimentando
o ciclo e inspirando novas hipóteses e contínua otimização do desempenho organizacional em busca de crescimento sustentável. A abordagem holística do Growth
Hacking reforça a eficácia da filosofia Lean e oferece uma estrutura dinâmica e
adaptativa para impulsionar o sucesso empresarial. O Growth Marketing, por sua
vez, é definido como o Growth Hacking aplicado ao Marketing, focando em encontrar
alavancas de crescimento sustentáveis a longo prazo, com o cliente no centro e gerando muito valor para ele. Seu escopo é geralmente limitado ao marketing, com foco na aquisição e retenção de clientes (topo de funil). Para encontrar essas alavancas de crescimento, é necessário criar e executar estratégias de marketing, muitas
vezes derivadas do marketing tradicional, analisar dados para aprendizado rápido,
identificar oportunidades, criar hipóteses de crescimento, testar, analisar os dados
dos testes, criar novas hipóteses e repetir o ciclo. Ferramentas digitais de marketing
são utilizadas para automatizar a coleta, visualização e armazenamento de dados,
proporcionando um aprendizado rápido, muitas vezes em tempo real. Assim, este
estudo apresenta os conceitos de Growth Hacking e Growth Marketing, além de um
framework prático destinado a inspirar profissionais de Growth a obterem maior sucesso em suas estratégias. |
Abstract: | The accelerated Growth of technology Startups is a complex issue that encompasses
various areas of the company. Marketing plays a crucial role in this Growth, and a
specific branch known as Growth Marketing still lacks in-depth scientific studies. This
study aims to create a unified concept of Growth Hacking and Growth Marketing
between the literature and the market, and produce an exploratory and applied
framework on Growth Marketing validated by the market.. Additionally, semistructured interviews were conducted with market experts to complement the findings. The results revealed that the unified concept of Growth Hacking transcends the
conventional marketing approach, aligning with the Lean philosophy, data analysis,
and continuous experimentation to identify rapid and sustainable Growth levers. This
approach is based on a continuous cycle of hypothetical-deductive tests, focusing on
the customer and integrating into overall management. This cycle involves formulating Growth hypotheses using innovative tools and strategies to create, test, and optimize processes, always seeking the best cost-benefit, measurable results, and opportunities. The results are analyzed and transformed into applicable knowledge to
drive the company's Growth, feeding back into the cycle and inspiring new hypotheses and continuous optimization of organizational performance in pursuit of sustainable Growth. The holistic approach of Growth Hacking reinforces the effectiveness of
the Lean philosophy and offers a dynamic and adaptive framework to drive business
success. Growth Marketing, in turn, is defined as Growth Hacking applied to Marketing, focusing on finding long-term sustainable Growth levers, with the customer at the
center and generating significant value for them. Its scope is generally limited to marketing, focusing on customer acquisition and retention (top of the funnel). To find
these Growth levers, it is necessary to create and execute marketing strategies, often
derived from traditional marketing, analyze data for rapid learning, identify opportunities, create Growth hypotheses, test, analyze test data, create new hypotheses, and
repeat the cycle. Digital marketing tools are used to automate data collection, visualization, and storage, providing faster learning, often in real-time. Thus, this study presents the concepts of Growth Hacking and Growth Marketing, as well as a practical
framework aimed at inspiring Growth professionals to achieve greater success in
their strategies. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024. |
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