Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40889
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_AntonioMariaDosReisLisboa_tcc.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de técnicas e estruturas de gestão de riscos dos tribunais brasileiros (Tribunais de Justiça)
Autor(es): Lisboa, Antonio Maria dos Reis
Orientador(es): Nunes, Rafael Rabelo
Assunto: Gestão de riscos
Tribunais
Governança
Setor público
Data de apresentação: 17-Set-2024
Data de publicação: 10-Dez-2024
Referência: LISBOA, Antonio Maria dos Reis. Análise de técnicas e estruturas de gestão de riscos dos tribunais brasileiros (Tribunais de Justiça). 2024. 102 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A burocracia exacerbada presente no setor público de forma geral proporcionou uma visão da máquina pública como lenta e enrijecida. Com o advento do princípio da eficiência como regente da administração pública, fez-se necessária adequações neste meio que proporcionassem maior fluidez, presteza, tempestividade e eficiência nos serviços públicos com o intuito de entregar valor aos cidadãos que são merecedores de um serviço de qualidade. Neste contexto, a gestão de riscos entra como ferramenta forte e necessária para auxiliar no atingimento dessas adequações demandadas, sendo esta bastante ligada aos conceitos de governança e accountability. Considerando isso, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma comparação entre as metodologias de gestão de riscos de tribunais brasileiros, focando nas estruturas e técnicas de avaliação de riscos estabelecidas pela ISO 31.010:2012 e a ISO 31.000:2018. A pesquisa propõe identificar as técnicas e mapear as estruturas apresentadas nos documentos oficiais de gestão de riscos do setor judiciário, observando lacunas e sugerindo melhorias. Com base em uma análise teórica e documental, busca-se também entender o papel da governança e da gestão de riscos no setor público. A pesquisa contribui para o entendimento de como o setor público pode otimizar a gestão de riscos em suas instituições, promovendo transparência e eficiência.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.