Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/40862
Arquivos neste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_NathaliaLeticiaSiqueiraSantos_tcc.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | ver/abrir |
Título: | A influência do ambiente familiar no incentivo à leitura para crianças e adolescentes |
Autor(es): | Santos, Nathália Letícia Siqueira |
Orientador(es): | Caribé, Rita de Cássia do Vale |
Assunto: | Leitura Crianças - desenvolvimento Hábitos de leitura |
Data de apresentação: | 10-Set-2024 |
Data de publicação: | 9-Dez-2024 |
Referência: | SANTOS, Nathália Letícia Siqueira. A influência do ambiente familiar no incentivo à leitura para crianças e adolescentes. 2024. 50 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Analisa a relação entre a leitura e o ambiente familiar, com foco na influência dos comportamentos familiares na formação do hábito de leitura em crianças e adolescentes. A pesquisa parte do princípio de que a família possui um papel decisivo na introdução e no incentivo à leitura, seja através do exemplo dos pais como leitores, pela existência de obras literárias em casa ou pelas práticas de leitura compartilhada. Para atingir os objetivos propostos, foi realizado um estudo de abordagem qualitativa, no qual foram encaminhados formulários aos pais, além de uma revisão bibliográfica sobre o assunto. A análise dos dados mostrou que a plena participação da família no processo de leitura, vinculada a um ambiente favorável e estimulante, é decisiva para o desenvolvimento de leitores críticos. Os resultados também mostram que políticas públicas que estimulem a leitura no ambiente familiar, como programas de incentivo à leitura e a distribuição de livros, podem reforçar o bom andamento desse processo. Pode-se afirmar que o fortalecimento das práticas de leitura dentro de casa é fundamental para a formação de uma sociedade mais preparada e consciente de sua importância no mundo. |
Abstract: | Analyzes the relationship between reading and the family environment, focusing on the influence of family behaviors on the formation of reading habits in children and adolescents. The research assumes that the family plays a decisive role in introducing and encouraging reading, whether through the example of parents as readers, the existence of literary works at home or shared reading practices. To achieve the proposed objectives, a qualitative study was carried out, in which interviews were carried out with parents, in addition to a literature review on the subject. Data analysis showed that the family's full participation in the reading process, linked to a favorable and stimulating environment, is decisive for the development of critical readers. The results also show that public policies that encourage reading in the family environment, such as reading incentive programs and book distribution, can reinforce the smooth running of this process. It can be said that strengthening reading practices at home is fundamental for the formation of a society that is more prepared and aware of its importance in the world. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2024. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia |
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.