Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40835
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_CeciliaAraujoBarbosa_tcc.pdf390,73 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSautchuk, João Miguel Manzolillo-
dc.contributor.authorBarbosa, Cecília Araújo-
dc.identifier.citationBARBOSA, Cecília Araújo. No ritmo da cidade: estudos acerca do papel do DJ na continuidade da identidade musical originária do território da Ceilândia - DF. 2024. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, Habilitação em Antropologia, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso apresenta uma análise antropológica acerca da continuidade das influências culturais a partir do ofício de DJ em eventos de lazer oriundos da Ceilândia, cidade satélite localizada no Distrito Federal. Para tal objetivo, analisei primeiramente o desenvolvimento de tal profissão ao longo de sua existência, assim como o processo de estabelecimento local. Além disso, a trajetória pessoal desses profissionais e a maneira como estes acessam a cidade também são tópicos explorados para que, quando aliados à análise da prática do ofício, possam refletir no conteúdo performado os discursos internalizados a partir das relações sociais anteriormente percebidas, criando assim uma relação entre o DJ e o público por meio da comunicação destes. Com a performance mediada pela leitura do ambiente e pela adaptação às reações e demandas dos ouvintes, equilibra-se a autenticidade artística e as demandas impostas pela comercialidade do ofício. Dado este cenário, a presente monografia tem o objetivo de entender o DJ como um agente cultural que transcende o simples ato de reproduzir música, passando a representar uma forma de comunicação que conecta história, técnica e contexto social.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAntropologia culturalpt_BR
dc.subject.keywordMúsica - análise, apreciaçãopt_BR
dc.subject.keywordMúsicospt_BR
dc.subject.keywordCeilândia (DF)pt_BR
dc.titleNo ritmo da cidade : estudos acerca do papel do DJ na continuidade da identidade musical originária do território da Ceilândia - DFpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-05T14:18:43Z-
dc.date.available2024-12-05T14:18:43Z-
dc.date.submitted2024-11-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40835-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This course conclusion work presents an anthropological analysis of the continuity of the cultural influences from the DJ craft in leisure events from Ceilândia, satellite city located in Distrito Federal. To this objective, I first analyzed the profession development throughout its existence, as well as the city establishment process. Beyond that, the personal journey of these professionals and the way they access the city are also explored topics for, when associated to the analysis of the craft, reflect on the content performed their internalized discourses from the previous perceived social relations, creating an relation between the DJ and the audience by the communication of these. With the performance mediated by the reading of the environment and from the adaptation to the listeners reactions, the balance between artistic authenticity and commercial imposed demands is established. Given this scenario, this monography has the goal of understanding the DJ as a cultural agent that transcends the simple act of reproduce music, starting to represent a form of communication that connects history, techniques and social context.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.