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dc.contributor.advisorFarinelli, Fernanda-
dc.contributor.authorNunes, João Pedro Sousa-
dc.identifier.citationNUNES, João Pedro Sousa. A contribuição da organização e representação do conhecimento no desenvolvimento de interfaces adaptativas: proposta de uma arquitetura de interface orientada por ontologias. 2024. 127 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2024.pt_BR
dc.description.abstractOs formulários de cadastro de dados nem sempre representam corretamente o domínio de conhecimento ao qual se referem, comprometendo a precisão e a consistência das informações inseridas. Neste trabalho, foi investigada como uma ontologia poderia guiar o cadastro de informações a partir de uma interface gráfica do usuário adaptativa. Para isto foi utilizado como estudo de caso, o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da Universidade de Brasília, com foco no modulo de cadastro de atividades acadêmicas. Para isto se objetivou a construção de uma ontologia para representar o domínio das atividades acadêmicas e projetar uma arquitetura de sistema de informação que otimize esse processo. A metodologia envolve a criação de uma ontologia que categoriza diferentes tipos de eventos acadêmicos e o desenvolvimento de uma Prova de Conceito (PoC) para validar a geração automática de interfaces de usuário a partir dessa ontologia. Foram realizados testes para avaliar a eficácia e precisão do sistema. Os resultados mostram que a utilização de ontologias para criar formulários adaptativos melhora a consistência dos dados, facilita a recuperação de informações e promove a qualidade do registro acadêmico. O bibliotecário e o cientista da informação atuam na modelagem ontológica aplicando seus conhecimentos em organização e classificação da informação para garantir consistência e interoperabilidade semântica. A abordagem simplifica o cadastro e garante maior adequação às características dos eventos. Conclui-se que a solução proposta aprimora o valor semântico de formulários de entradas de dados através de interfaces orientadas por ontologia, além de destacar a importância do papel dos bibliotecários na modelagem ontológica, embora desafios na manipulação de ontologias complexas devam ser considerados em trabalhos futuros.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordOntologiapt_BR
dc.subject.keywordBiblioteconomiapt_BR
dc.subject.keywordOrganização da informaçãopt_BR
dc.subject.keywordOrganização do conhecimentopt_BR
dc.titleA contribuição da organização e representação do conhecimento no desenvolvimento de interfaces adaptativas : proposta de uma arquitetura de interface orientada por ontologiaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2024-12-05T12:48:54Z-
dc.date.available2024-12-05T12:48:54Z-
dc.date.submitted2024-09-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40826-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoFelipe, Eduardo Ribeiro-
dc.description.abstract1Data registration forms do not always correctly represent the knowledge domain to which they refer, compromising the accuracy and consistency of the information entered. In this work, we investigated how an ontology could guide the registration of information using an adaptive graphical user interface. For this purpose, the Integrated Academic Activities Management System of the University of Brasília was used as a case study, focusing on the academic activities registration module. For this purpose, the objective was to build an ontology to represent the domain of academic activities and design an information system architecture that optimizes this process. The methodology involves the creation of an ontology that categorizes different types of academic events and the development of a Proof of Concept (PoC) to validate the automatic generation of user interfaces from this ontology. Tests were carried out to evaluate the effectiveness and accuracy of the system. The results show that the use of ontologies to create adaptive forms improves data consistency, facilitates information retrieval and promotes the quality of academic records. The librarian and information scientist work in ontological modeling, applying their knowledge in organizing and classifying information to ensure consistency and semantic interoperability. The approach simplifies registration and ensures greater adaptation to the characteristics of the events. It is concluded that the proposed solution improves the semantic value of data entry forms through ontology- driven interfaces, in addition to highlighting the importance of the role of librarians in ontological modeling, although challenges in manipulating complex ontologies should be considered in future work.pt_BR
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