Título: | Organização do acervo em bibliotecas escolares públicas : um estudo no Distrito Federal |
Autor(es): | Santos, Jéssica Oliveira dos |
Orientador(es): | Caribé, Rita de Cássia do Vale |
Assunto: | Acervo documental Bibliotecas escolares Acesso à informação |
Data de apresentação: | 7-Mai-2024 |
Data de publicação: | 5-Dez-2024 |
Referência: | SANTOS, Jéssica Oliveira dos. Organização do acervo em bibliotecas escolares públicas: um estudo no Distrito Federal. 2024. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar as metodologias de organização de
acervos em bibliotecas escolares públicas do Distrito Federal, considerando sua importância
para o acesso à informação e desenvolvimento acadêmico dos estudantes. Assim, procura-
se saber: “como se encontra a organização física dos recursos informacionais nas bibliotecas
escolares públicas do Distrito Federal, e de que forma a carência de profissionais
especializados impacta essa estruturação?”. A partir da análise da situação atual das
bibliotecas escolares e da observação dos métodos de organização adotados, foram
identificadas diversas abordagens, muitas delas informais, aleatórias e improvisadas,
refletindo a criatividade e adaptabilidade dos profissionais responsáveis. No entanto, a falta
de uma classificação formal compromete a acessibilidade aos recursos informacionais e,
consequentemente, o estímulo à leitura. Os resultados levaram à conclusão de que os
métodos de organização adotados pelas bibliotecas escolares do DF, embora válidos e
interessantes de serem analisados, fogem do padrão de classificação bibliográfica utilizadas
pelos bibliotecários, podendo levar à desorganização, desatualização do acervo e perda de
informações importantes. Desse modo, foi constatado que a presença de bibliotecários
qualificados é fundamental para implementar metodologias de ordenação de materiais de
forma eficaz, proporcionando uma gestão mais eficiente da biblioteca, bem como, a
facilitação na localização dos materiais, promoção da leitura e melhoria da qualidade do
acervo. Conclui-se que a realidade das bibliotecas escolares públicas do Distrito Federal é
desafiadora, portanto, isso destaca não só a urgência de investimentos, mas também a
valorização dessas instituições para garantir um acesso democrático ao conhecimento, à
informação e leitura. |
Abstract: | This research aims to investigate the methodologies for organizing collections in public
school libraries in the Federal District, considering their importance for students' access to
information and academic development. Thus, it seeks to understand: "how is the physical
organization of informational resources in public school libraries in the Federal District, and
how does the lack of specialized professionals impact this structuring?" Through analysis
of the current situation of school libraries and observation of the adopted organization
methods, several approaches were identified, many of them informal, random, and
improvised, reflecting the creativity and adaptability of the responsible professionals.
However, the lack of a formal classification compromises accessibility to informational
resources and, consequently, reading stimulation. The results led to the conclusion that the
organization methods adopted by DF school libraries, while valid and interesting to analyze,
deviate from the bibliographic classification standards used by librarians, potentially
leading to disorganization, outdated collections, and loss of important information. Thus, it
was found that the presence of qualified librarians is fundamental to implementing effective
material organization methodologies, providing more efficient library management, as well
as facilitating material location, promoting reading, and improving collection quality. It is
concluded that the reality of public school libraries in the Federal District is challenging,
highlighting not only the urgency of investments but also the valorization of these
institutions to ensure democratic access to knowledge, information, and reading |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2024. |
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