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Título: Organização do acervo em bibliotecas escolares públicas : um estudo no Distrito Federal
Autor(es): Santos, Jéssica Oliveira dos
Orientador(es): Caribé, Rita de Cássia do Vale
Assunto: Acervo documental
Bibliotecas escolares
Acesso à informação
Data de apresentação: 7-Mai-2024
Data de publicação: 5-Dez-2024
Referência: SANTOS, Jéssica Oliveira dos. Organização do acervo em bibliotecas escolares públicas: um estudo no Distrito Federal. 2024. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem como objetivo investigar as metodologias de organização de acervos em bibliotecas escolares públicas do Distrito Federal, considerando sua importância para o acesso à informação e desenvolvimento acadêmico dos estudantes. Assim, procura- se saber: “como se encontra a organização física dos recursos informacionais nas bibliotecas escolares públicas do Distrito Federal, e de que forma a carência de profissionais especializados impacta essa estruturação?”. A partir da análise da situação atual das bibliotecas escolares e da observação dos métodos de organização adotados, foram identificadas diversas abordagens, muitas delas informais, aleatórias e improvisadas, refletindo a criatividade e adaptabilidade dos profissionais responsáveis. No entanto, a falta de uma classificação formal compromete a acessibilidade aos recursos informacionais e, consequentemente, o estímulo à leitura. Os resultados levaram à conclusão de que os métodos de organização adotados pelas bibliotecas escolares do DF, embora válidos e interessantes de serem analisados, fogem do padrão de classificação bibliográfica utilizadas pelos bibliotecários, podendo levar à desorganização, desatualização do acervo e perda de informações importantes. Desse modo, foi constatado que a presença de bibliotecários qualificados é fundamental para implementar metodologias de ordenação de materiais de forma eficaz, proporcionando uma gestão mais eficiente da biblioteca, bem como, a facilitação na localização dos materiais, promoção da leitura e melhoria da qualidade do acervo. Conclui-se que a realidade das bibliotecas escolares públicas do Distrito Federal é desafiadora, portanto, isso destaca não só a urgência de investimentos, mas também a valorização dessas instituições para garantir um acesso democrático ao conhecimento, à informação e leitura.
Abstract: This research aims to investigate the methodologies for organizing collections in public school libraries in the Federal District, considering their importance for students' access to information and academic development. Thus, it seeks to understand: "how is the physical organization of informational resources in public school libraries in the Federal District, and how does the lack of specialized professionals impact this structuring?" Through analysis of the current situation of school libraries and observation of the adopted organization methods, several approaches were identified, many of them informal, random, and improvised, reflecting the creativity and adaptability of the responsible professionals. However, the lack of a formal classification compromises accessibility to informational resources and, consequently, reading stimulation. The results led to the conclusion that the organization methods adopted by DF school libraries, while valid and interesting to analyze, deviate from the bibliographic classification standards used by librarians, potentially leading to disorganization, outdated collections, and loss of important information. Thus, it was found that the presence of qualified librarians is fundamental to implementing effective material organization methodologies, providing more efficient library management, as well as facilitating material location, promoting reading, and improving collection quality. It is concluded that the reality of public school libraries in the Federal District is challenging, highlighting not only the urgency of investments but also the valorization of these institutions to ensure democratic access to knowledge, information, and reading
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2024.
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