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dc.contributor.advisorKlemi, Albene Miriam Menezes-
dc.contributor.authorDaduch-
dc.identifier.citationDADUCH, Liliana Sofia. Ponte entre Uruguaiana – Paso de los Libres: panorama das especificidades de sua construção. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo geral analisar a construção da ponte binacional entre o Brasil e a Argentina, Uruguaiana – Paso de los Libres (1934 – 1947), ou como é denominada oficialmente, Ponte Internacional Getúlio Vargas-Agustin Pedro Justo, popularmente conhecida como Ponte Internacional Justo – Vargas. De forma específica, foram analisadas informações técnicas sobre a construção da ponte, a partir de protocolos e acordos assinados. Ainda foi apresentada a política externa entre ambos os países nesse período. A ponte consistiu em um desdobramento de visitas realizadas por autoridades durante os anos de 1933 e 1942 e de acordos assinados, constituindo assim uma materialização da integração comercial e econômica. Este artigo destaca a relevância da integração regional por meio de uma infraestrutura física. Notou-se que o impacto da ponte de Uruguaiana nas relações entre Brasil e Argentina foi significativo, entretanto, este artigo apresenta como as relações entre os países sul-americanos não se iniciaram na inauguração da ponte e sim durante seu processo de instauração. A ponte foi construída como uma maneira de estreitar as relações exteriores, particularmente nos aspectos políticos, comerciais e turísticos entre Brasil e Argentina.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRelações bilaterais Brasil-Argentinapt_BR
dc.subject.keywordPontes - projetos e construçãopt_BR
dc.subject.keywordIntegração políticapt_BR
dc.subject.keywordIntegração socialpt_BR
dc.titlePonte entre Uruguaiana – Paso de los Libres : panorama das especificidades de sua construçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-05T12:05:56Z-
dc.date.available2024-12-05T12:05:56Z-
dc.date.submitted2024-09-16-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40823-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1The general aim of this article is to analyze the construction of the binational bridge between Brazil and Argentina, Uruguaiana - Paso de los Libres (1934 - 1947), or as it is officially called, the Getúlio Vargas-Agustin Pedro Justo International Bridge, popularly known as the Justo - Vargas International Bridge. Specifically, technical information on the construction of the bridge was analyzed, based on the protocols and agreements signed. Foreign policy between the two countries during this period was also presented. The bridge was the result of visits made by authorities in 1933 and 1942 and agreements signed, thus materializing commercial and economic integration. This article highlights the importance of regional integration through physical infrastructure. It was noted that the impact of the Uruguaiana bridge on relations between Brazil and Argentina was significant, however, this article shows how relations between the South American countries did not begin when the bridge was inaugurated, but during its establishment. The bridge was built as a way of strengthening foreign relations, particularly in the political, commercial and tourist aspects between Brazil and Argentina.pt_BR
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