Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40822
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_GabrielVieiraRodriguesBergo_tcc.pdf1,36 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Descrição de acervos cinematográficos : padrões de metadados e interoperabilidade com Dublin Core
Autor(es): Bergo, Gabriel Vieira Rodrigues
Orientador(es): Arakaki, Felipe Augusto
Assunto: Metadados
Bibliotecas digitais
Acervos audiovisuais
Data de apresentação: 19-Set-2024
Data de publicação: 5-Dez-2024
Referência: BERGO, Gabriel Vieira Rodrigues. Descrição de acervos cinematográficos: padrões de metadados e interoperabilidade com Dublin Core. 2024. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Com o surgimento do cinema na era do capitalismo industrial e seu desenvolvimento ao longo do século XX, se fez latente o esforço de organizar toda essa produção que se tornou e se torna cada vez mais profícua, e ao longo dos anos apenas expandiu. Com o advento da internet e da era digital, essa produção explodiu ainda mais. Assim, a necessidade de se padronizar a organização dessa enorme produção tornou-se um imperativo para o acesso a esses filmes, principalmente em meio digital. Para isso, surgem os diversos formatos de metadados, com o intuito de se padronizar a descrição de diversos tipos de recursos informacionais, entre eles, os filmes cinematográficos. Dentre esses, alguns dos mais notórios são os padrões EN15744, EN15907 e MPEG-7. Em termos de documentos digitais de forma geral, o que mais se destaca é o Dublin Core. Tendo isso em vista, o presente trabalho é um esforço para se especificar e entender cada um desses padrões, explorando um pouco de sua história, seus métodos, seus campos de descrição, suas regras de descrição e suas aplicabilidades para a descrição de acervos cinematográficos. Pare além disso, há também um esforço para se entender as possibilidades de interoperabilidade entre os três padrões para audiovisual e o padrão Dublin core, fazendo a comparação entre eles, por meio do método crosswalk.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.