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Título: Instagram como potencial instrumento de interação entre bibliotecas universitárias e seu não-público : um estudo da biblioteca central da Universidade de Brasília
Autor(es): Rocha, Gabriela Melo
Orientador(es): Silva, Rodrigo Rabello da
Assunto: Bibliotecas universitárias
Biblioteca Central da Universidade de Brasília
Instagram (Rede social on-line)
Data de apresentação: 18-Set-2024
Data de publicação: 5-Dez-2024
Referência: ROCHA, Gabriela Melo. Instagram como potencial instrumento de interação entre bibliotecas universitárias e seu não-público: um estudo da biblioteca central da Universidade de Brasília. 2024. 110 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: O não-público das bibliotecas universitárias é composto por indivíduos impedidos de usufruir dos serviços e produtos oferecidos por essas instituições, devido a barreiras sociais, culturais e/ou econômicas. Exemplos desse grupo incluem pessoas pertencentes a classes sociais menos privilegiadas, analfabetos, pessoas com deficiência física e/ou mental (incluindo impedimentos intelectuais e sensoriais), pessoas em situação de rua, pessoas trans, entre outros. No contexto das bibliotecas universitárias, esse grupo abrange tanto membros da comunidade interna da universidade quanto da comunidade externa. Esta é uma pesquisa do tipo qualitativa, de natureza exploratória, descritiva e documental; além disso, utiliza o método de estudo de caso, no contexto da Biblioteca Central (BCE) da Universidade de Brasília (UnB), para investigar o potencial do Instagram, uma das mídias sociais mais populares da atualidade, como ferramenta de mediação da informação e inclusão do não-público. A partir de uma revisão da literatura sobre o conceito de "não-público", estudos de usuários e a evolução das bibliotecas na era digital, o trabalho analisa o papel das mídias sociais como canais de comunicação e interação. A partir da investigação à BCE/UnB, constatou-se que, embora o Instagram seja amplamente utilizado pela instituição, apenas 5 das 62 publicações realizadas no primeiro semestre de 2024 apresentam características inclusivas, como o uso de pronomes neutros, a promoção da acessibilidade ou a visibilidade para a luta de pessoas trans e mulheres. A inclusão do não-público por meio das mídias sociais requer um esforço contínuo; a biblioteca deve atuar com o não- público e não apenas para ele, transformando esses espaços em mais do que meros murais informativos, mas em verdadeiros ambientes de mediação da informação.
Abstract: Academic libraries’ non-user groups consist of individuals prevented from using the services and products offered by these institutions due to social, cultural, and/or economic barriers. Examples of this group include people from less privileged social classes, illiterate individuals, people with physical and/or mental disabilities (including intellectual and sensory impairments), homeless people, transgender individuals, among others. In the context of academic libraries, this group encompasses both members of the university's internal and external communities. This is a qualitative research study of an exploratory, descriptive, and documentary nature, which also employs the case study method, in the context of the Central Library (BCE) of the University of Brasília (UnB), to investigate the potential of Instagram, one of the most popular social media platforms today, as a tool for information mediation and inclusion of non-users. Based on a review of the literature on the concept of "non- user," user studies, and the evolution of libraries in the digital age, the work analyzes the role of social media as channels of communication and interaction. From the investigation of the BCE/UnB, it was found that, although Instagram is widely used by the institution, only 5 of the 62 publications made in the first half of 2024 have inclusive characteristics, such as the use of neutral pronouns, the promotion of accessibility, or visibility for the struggle of transgender people and women. The inclusion of non-users through social media requires a continuous effort; the library must act with the non-user and not just for them, transforming these spaces into more than mere informative murals, but into true environments of information mediation
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2024.
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