Título: | Instagram como potencial instrumento de interação entre bibliotecas universitárias e seu não-público : um estudo da biblioteca central da Universidade de Brasília |
Autor(es): | Rocha, Gabriela Melo |
Orientador(es): | Silva, Rodrigo Rabello da |
Assunto: | Bibliotecas universitárias Biblioteca Central da Universidade de Brasília Instagram (Rede social on-line) |
Data de apresentação: | 18-Set-2024 |
Data de publicação: | 5-Dez-2024 |
Referência: | ROCHA, Gabriela Melo. Instagram como potencial instrumento de interação entre bibliotecas universitárias e seu não-público: um estudo da biblioteca central da Universidade de Brasília. 2024. 110 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Resumo: | O não-público das bibliotecas universitárias é composto por indivíduos impedidos de
usufruir dos serviços e produtos oferecidos por essas instituições, devido a barreiras
sociais, culturais e/ou econômicas. Exemplos desse grupo incluem pessoas
pertencentes a classes sociais menos privilegiadas, analfabetos, pessoas com
deficiência física e/ou mental (incluindo impedimentos intelectuais e sensoriais),
pessoas em situação de rua, pessoas trans, entre outros. No contexto das
bibliotecas universitárias, esse grupo abrange tanto membros da comunidade interna
da universidade quanto da comunidade externa. Esta é uma pesquisa do tipo
qualitativa, de natureza exploratória, descritiva e documental; além disso, utiliza o
método de estudo de caso, no contexto da Biblioteca Central (BCE) da Universidade
de Brasília (UnB), para investigar o potencial do Instagram, uma das mídias sociais
mais populares da atualidade, como ferramenta de mediação da informação e
inclusão do não-público. A partir de uma revisão da literatura sobre o conceito de
"não-público", estudos de usuários e a evolução das bibliotecas na era digital, o
trabalho analisa o papel das mídias sociais como canais de comunicação e
interação. A partir da investigação à BCE/UnB, constatou-se que, embora o
Instagram seja amplamente utilizado pela instituição, apenas 5 das 62 publicações
realizadas no primeiro semestre de 2024 apresentam características inclusivas,
como o uso de pronomes neutros, a promoção da acessibilidade ou a visibilidade
para a luta de pessoas trans e mulheres. A inclusão do não-público por meio das
mídias sociais requer um esforço contínuo; a biblioteca deve atuar com o não-
público e não apenas para ele, transformando esses espaços em mais do que meros
murais informativos, mas em verdadeiros ambientes de mediação da informação. |
Abstract: | Academic libraries’ non-user groups consist of individuals prevented from using the
services and products offered by these institutions due to social, cultural, and/or
economic barriers. Examples of this group include people from less privileged social
classes, illiterate individuals, people with physical and/or mental disabilities (including
intellectual and sensory impairments), homeless people, transgender individuals,
among others. In the context of academic libraries, this group encompasses both
members of the university's internal and external communities. This is a qualitative
research study of an exploratory, descriptive, and documentary nature, which also
employs the case study method, in the context of the Central Library (BCE) of the
University of Brasília (UnB), to investigate the potential of Instagram, one of the most
popular social media platforms today, as a tool for information mediation and
inclusion of non-users. Based on a review of the literature on the concept of "non-
user," user studies, and the evolution of libraries in the digital age, the work analyzes
the role of social media as channels of communication and interaction. From the
investigation of the BCE/UnB, it was found that, although Instagram is widely used by
the institution, only 5 of the 62 publications made in the first half of 2024 have
inclusive characteristics, such as the use of neutral pronouns, the promotion of
accessibility, or visibility for the struggle of transgender people and women. The
inclusion of non-users through social media requires a continuous effort; the library
must act with the non-user and not just for them, transforming these spaces into
more than mere informative murals, but into true environments of information
mediation |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2024. |
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