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Título: Análise preditiva em relação a evasão do curso de Ciência da Computação na Universidade de Brasília
Autor(es): Garcia, Giovana Pinho
Orientador(es): Holanda, Maristela Terto de
Assunto: Mineração de dados
Evasão universitária
Universidade de Brasília (UnB) - Ciência da Computação - estudantes
Modelo preditivo
Data de apresentação: 20-Set-2024
Data de publicação: 2-Dez-2024
Referência: GARCIA, Giovana Pinho. Análise preditiva em relação a evasão do curso de Ciência da Computação na Universidade de Brasília. 2024. 11 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: A evasão no ensino superior é um problema crítico no Brasil, particularmente nos cursos de Ciência da Computação, e esta alta taxa se torna mais preocupante devido a grande necessidade de profissionais qualificados nesta área. Este estudo utiliza dados dos alunos da Universidade de Brasília para aplicar técnicas de mineração de dados educacionais, afim de entender os principais indicadores de evasão. Foram utilizados modelos preditivos com as técnicas de Gradient Boosting Machine (GBM), Support Vector Machine (SVM) e Random Forest (RF). A partir da modelagem dos dados, foram identificados fatores acadêmicos determinantes na probabilidade de evasão dos alunos. Analisando os dados de ingressantes entre o primeiro semestre de 2013 e o primeiro semestre de 2020, foram obtidas acurácias satisfatórias, com valores maiores de 90%. Os principais indicadores de evasão identificados foram o Índice de Rendimento Acadêmico (IRA), a quantidade de vezes que cursou a disciplina introdutória de programação e a forma de ingresso na Universidade.
Abstract: Dropout in higher education is a critical issue in Brazil, particularly in Computer Science courses, and this high rate becomes even more concerning due to the great demand for qualified professionals in this area. This study uses data from students at the University of Brasília to apply educational datamining techniques in order to understand the main indicators of dropout. Predictive models were used with Gradient Boosting Machine (GBM), Support Vector Machine (SVM), and Random Forest (RF) techniques. Through data modeling, key academic factors were identified that determine the probability of student dropout. Analyzing data from students who enrolled between the first semester of 2013 and the first semester of 2020, satisfactory accuracy rates were obtained, with values higher than 90%. The main dropout indicators identified were the Academic Performance Index (IRA), the number of times the introductory programming course was taken, and the form of admission to the University.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2024.
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