Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40786
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_MariaEduardaFreitas_tcc_parcial.pdf75,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Protocolo de telenfermagem para potencialização do autocuidado em hemodiálise via contato telefônico
Outros títulos: Telenursing protocol for enhancing self care in hemodialysis through telephone contact
Autor(es): Lima, Maria Eduarda Freitas de
Orientador(es): Santos, Walterlânia Silva
Coorientador(es): Evangelista, Onislene Alves
Assunto: Diálise
Rins - doenças
Telemedicina
Falência renal crônica
Data de apresentação: 2023
Data de publicação: 2-Dez-2024
Referência: LIMA, Maria Eduarda Freitas de. Protocolo de telenfermagem para potencialização do autocuidado em hemodiálise via contato telefônico. 2023. 8 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Enfermagem) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
Resumo: Objetivo: Validar um protocolo de Telenfermagem para a potencialização do autocuidado em indivíduos submetidos a hemodiálise, via contato telefônico. Método: Estudo metodológico centrado na avaliação e validação de um instrumento, composto por cinco domínios temáticos (sessões de hemodiálise, nutrição, medicação, controle de líquidos e acesso vascular) e 140 itens. A versão inicial do protocolo foi elaborada nos meses de junho e julho de 2023. A fase exploratória ocorreu em agosto, seguida pela avaliação definitiva do instrumento, com análise pelo Índice de Validade de Conteúdo, em outubro do mesmo ano, por cinco juízes especialistas. Resultados: O instrumento, alcançou um Índice de Validade de Conteúdo global de 0,85. A aparência e compreensão registrou Índice de Validade de 0,75 com o domínio Hemodiálise tendo a menor pontuação, 0,67. Os cinco domínios do instrumento apresentaram Índice de Validade de Conteúdo, referente a relevância, superior a 0,9, resultando na média de 0,95. As temáticas abordadas nos domínios do instrumento estão alinhadas com discussões presentes em outros estudos sobre a educação de pacientes em hemodiálise, reforçando a pertinência desses temas. Conclusão: O Índice de Validade de Conteúdo global do instrumento abaixo do limite preconizado, justificado pela avaliação de compreensão, ilustra o desafio enfrentado pelos profissionais de enfermagem na readequação do conteúdo técnico para uma linguagem inteligível aos pacientes.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2023. Texto parcialmente liberado em razão de futura publicação em periódico científico.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.