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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPires, Flávia de Oliveira Maia-
dc.contributor.authorBarbosa, Assíria Martins-
dc.identifier.citationBARBOSA, Assíria Martins. Uma análise das propostas de atividades para o ensino de sinonímia a falantes da língua portuguesa como L2 em livros didáticos. 2024. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português do Brasil como Segunda Língua) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo, de natureza qualitativa, na modalidade documental e no método descritivo, tem como objetivo analisar o tratamento do léxico em livros didáticos de português do Brasil como segunda língua, com ênfase nas relações lexicais. O corpus de análise inclui os livros didáticos: a) Brasil Intercultural: Língua e Cultura Brasileira para Estrangeiros - Ciclo Básico - Níveis 1 e 2, elaborado por Aline Moreira, Cibele Nascente Barbosa e Giselle Nunes de Castro; e b) SAMBA: Curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros, direcionado aos níveis A1-A2 (Básico), elaborado por Andrea Ferraz e Isabel M. Pinheiro, ambos na versão digital. Ao considerar que a semântica-lexical contribui para a competência comunicativa do aprendiz em imersão com a segunda língua, a proposta se torna relevante por identificar questões relacionadas aos aspectos lexicais da língua, incorporadas às atividades para o ensino-aprendizagem do Português do Brasil. O objeto de estudo são as propostas e as abordagens sobre a sinonímia nos materiais de análise. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa baseia-se em um levantamento crítico de fundamentações teóricas que incluirá contribuições de teóricos como Antunes (2012), Oliveira e Isquerdo (2001), Biderman (2001), Maia-Pires (2015) Vilarinho (2017), Pietroforte e Lopes (2003), Faulstich (2013), entre outros que se mostrarem relevantes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordLéxicopt_BR
dc.subject.keywordPortuguês do Brasil como Segunda Língua (PBSL)pt_BR
dc.titleUma análise das propostas de atividades para o ensino de sinonímia a falantes da língua portuguesa como L2 em livros didáticospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2024-12-01T21:56:59Z-
dc.date.available2024-12-01T21:56:59Z-
dc.date.submitted2024-09-25-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/40785-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present study, of qualitative nature, in the documentary modality and in the descriptive method, aims to analyze the treatment of the lexicon in textbooks of Portuguese from Brazil as a second language, with emphasis on lexical relations. The corpus analysis includes the textbooks: a) Brazil Intercultural: Language and Culture for Foreigners - Basic Cycle - Levels 1 and 2, prepared by Aline Moreira, Cibele Nascente Barbosa and Giselle Nunes de Castro; and b) SAMBA: Course of Portuguese Language for Foreigners, directed to levels A1-A2 (Basic), elaborated by Andrea Ferraz and Isabel M. Pinheiro, both in the digital version. Considering that the semantic-lexical contributes to the communicative competence of the learner in immersion with the second language, the proposal becomes relevant by identifying issues related to the lexical aspects of the language, incorporated into the activities for teachinglearning Portuguese from Brazil. The object of study are the proposals and approaches on synonymy in analysis materials. To achieve this goal, the research is based on a critical survey of theoretical foundations that will include contributions from theorists such as Antunes (2012), Oliveira e Isquerdo (2001), Biderman (2001), Maia-Pires (2015) Vilarinho (2017), Pietroforte e Lopes (2003), Faulstich (2013), among others that are relevant.pt_BR
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