Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/40780
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_SabrinaCostaDaSilva_tcc.pdf588,96 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Casa de alvenaria : Santana : outras reflexões acerca do “ideal sociológico” de Carolina Maria de Jesus
Autor(es): Silva, Sabrina Costa da
Orientador(es): Dias, Anne Louise
Assunto: Jesus, Carolina Maria de, 1914-1977
Literatura brasileira
Análise literária
Desigualdade social
Data de apresentação: 5-Set-2024
Data de publicação: 1-Dez-2024
Referência: SILVA, Sabrina Costa da. Casa de alvenaria : Santana : outras reflexões acerca do “ideal sociológico” de Carolina Maria de Jesus. 2024. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este artigo materializa o intuito de discutir alguns aspectos de Casa de Alvenaria (1961), obra de Carolina Maria de Jesus. Aqui, porém, será analisada a edição publicada pela Companhia das Letras em 2021. Assim como outros trabalhos acerca da escrita caroliniana, este considera a função de denúncia social inerente ao texto, porém, enquanto algo proposital e elaborado, que não se detém na transcrição da realidade, mas sim como um meio pelo qual a autora, dentre outras coisas, buscava concretizar o que chamou de “ideal sociológico”. Utilizando como base e inspiração, respectivamente, os trabalhos de hooks (1995) e Marques (2023), a atuação da escritora será caracterizada como trabalho intelectual. Particularidades formais da obra serão analisadas à luz de Bakhtin (1975) e Silva (2016), destacando como a poeta, ao incorporar diferentes gêneros textuais à sua escrita, dialogava com as ideias veiculadas por eles, evidenciando como estas estabeleciam concordância ou discordância com as suas e, sobretudo, como estas “se prestavam” àquele ideal sociológico.
Abstract: Este artículo materializa el propósito de discutir algunos aspectos de Casa de Alvenaria (1961), obra de Carolina Maria de Jesus. El análisis se centrará en la edición publicada por Companhia das Letras en 2021. Al igual que otros trabajos acerca de los libros carolinianos, este toma en consideración la función de denuncia social inherente al texto, pero como algo que demuestra dada finalidad y es elaborado, que no se detiene en la transcripción de la realidad; es un recurso que su autora empleaba para buscar concretar lo que denominó “ideal sociológico”. Utilizando como fundamento e inspiración, respectivamente, las publicaciones de hooks (1995) y Marques (2023), la actuación de la escritora será caracterizada como trabajo intelectual. Particularidades formales de la obra serán analizadas a la luz de Bajtín (1975) y Silva (2016), resaltando como la poetisa, al incorporar distintos géneros textuales a su escrita, dialogaba con las ideas visibles en ellos, evidenciando como estas establecían concordancia o discordancia con las suyas y, además de eso, como estas estaban al servicio de aquel ideal sociológico.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2024.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.