Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/4078
Título: | Projeto de pesquisa em livros didáticos no romantismo brasileiro |
Autor(es): | Costa, Bruna Guedes Carvalho |
Orientador(es): | Pilati, Alexandre Simões |
Assunto: | Romantismo Livros didáticos Literatura brasileira - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 2012 |
Data de publicação: | 14-Nov-2012 |
Referência: | COSTA, Bruna Guedes C. Projeto de pesquisa em livros didáticos no romantismo brasileiro. 2012. 22 f. Trabalho de Conclusão de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012. |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é trazer de forma quantitativa e qualitativa o que vem sendo tratado em sala de aula quando o assunto é romantismo brasileiro para os alunos do segundo ano do ensino médio. O estudo trará quais autores são estudados, quais textos, e se os métodos de ensino estão adequados à idade e nível estudantil dos alunos analisando os livros didáticos indicados pelo Mec com o objetivo de verificar se o material é apto para ajudar os professores nas salas de aula. Serão analisados três livros didáticos: 1)Português Linguagens: Literatura - Produção de textos – Gramática: Volume 2/ William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães. - 6 Edição - São Paulo: Atual Editora, 2005; 2) Novas Palavras: Português, Volume 2/ Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite, Severino Antônio. 2 Edição – São Paulo: FTD, 2003; 3)Linguagem em Movimento: Literatura, Gramática, Redação: Ensino Médio, Volume 2/ Izete Fragata Torralvo, Carlos Cortêz Minchillo. São Paulo: FTD,2008, utilizando o método qualitativo para analisar todos os três livros. O trabalho está dividido em três capítulos e cada livro didático representa um capítulo. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2012. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons