Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Vieira, Viviane Cristina | - |
dc.contributor.author | Cunha, Marcus Vinícius Ribeiro | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Marcus Vinícius Ribeiro. A análise de discurso crítica no processo de ensino-aprendizagem: impactos na formação de professores de língua portuguesa como língua materna. 2024. 22 f, il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste artigo, refletimos acerca da importância da Análise do Discurso Crítica no processo de formação do professor de Português como língua materna, especialmente no que diz respeito às práticas de leitura e de produção escrita no Ensino Médio, recorte que vem motivando pesquisas em vista do caráter técnico que tais atos têm assumido frente aos anseios tecnicistas e profissionalizantes por trás da reta final do ensino básico no contexto brasileiro. A partir da experiência de observação e de regência em sala de aula de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal, preconizada pela disciplina de Estágio Supervisionado em Português 2 da Universidade de Brasília no âmbito do projeto de extensão “Leitura Crítica e escrita para a universidade”, bem como com base nas diretrizes educacionais (Brasil, 2018) sobre o ensino de Língua Portuguesa e seus objetivos, avaliamos o caráter indissociável entre a Análise de Discurso Crítica e o processo de ensino-aprendizagem que visa uma educação cidadã e em prol da autonomia dos seus envolvidos. Nesse sentido, o papel ativo dos estudantes perante as atividades propostas põe-se como cerne para o sucesso educacional, sendo o principal objetivo da intervenção construída no escopo da experiência pedagógica incentivada na disciplina obrigatória do curso de licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Respectiva Literatura. Este estudo reforça o papel crucial do estágio obrigatório e das ações de extensão de caráter crítico enquanto espaço para reflexão das práticas de ensino para profissionais de licenciatura em Língua Portuguesa, buscando apresentar o potencial de teorias críticas no desenvolvimento do fazer pedagógico como prática da liberdade (Freire, 1999). Dessa forma, constatou-se a importância do desenvolvimento linguística crítico em sala de aula a partir de Bagno (2002), Brasil (2018), Chouliaraki e Fairclough (1999), Distrito Federal (2022), Ramalho (2012), Ramalho e Resende (2011), Ribeiro (2001 e 2013) e Vieira e Resende (2016). | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Análise do Discurso Crítica (ADC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A análise de discurso crítica no processo de ensino-aprendizagem : impactos na formação de professores de língua portuguesa como língua materna | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-12-01T14:32:37Z | - |
dc.date.available | 2024-12-01T14:32:37Z | - |
dc.date.submitted | 2024-09-16 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/40776 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this article, we reflect on the importance of Critical Discourse Analysis (CDA) in the training process of Portuguese language teachers, particularly regarding reading and writing practices in secondary education. This focus has motivated research due to the technical nature these activities have assumed in response to the technicist and professionalizing aspirations prevalent in the final stages of basic education in the Brazilian context. Based on observations and teaching experiences in a public school in the Federal District, as part of the Supervised Internship in Portuguese 2 course at the University of Brasília within the extension project “Critical Reading and Writing for University,” as well as the educational guidelines (Brazil, 2018) on Portuguese language teaching and its objectives, we assess the inseparable relationship between CDA and the teaching-learning process aimed at fostering citizenship education and the autonomy of its participants. In this context, the active role of students in the proposed activities is central to educational success, and this represents the main objective of the intervention developed within the pedagogical experience encouraged by the mandatory course in the Licentiate degree in Portuguese Language and Literature. This study underscores the crucial role of compulsory internships and critical extension activities as spaces for reflecting on teaching practices for Portuguese language education professionals, highlighting the potential of critical theories in developing pedagogical practice as an exercise in freedom (Freire, 1999). Consequently, the importance of developing critical linguistic awareness in the classroom was confirmed, drawing on the works of Bagno (2002), Brasil (2018), Chouliaraki and Fairclough (1999), Distrito Federal (2022), Ramalho (2012), Ramalho and Resende (2011), Ribeiro (2001, 2013), and Vieira and Resende (2016). | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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